Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
NOTA DO ENEM NO SISU

SISU 2023: BÔNUS NA NOTA DO ENEM? Como funciona BÔNUS NA NOTA DO ENEM em PERNAMBUCO

Universidades oferecem bônus nas notas do Enem para alguns grupos de alunos

Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 13/02/2023 às 18:17 | Atualizado em 13/02/2023 às 21:58
Saiba onde conferir gabarito oficial do concurso para professor de São Paulo - GUGA MATOS/JC IMAGEM

No processo de Seleção Unificada (Sisu), que reúne todos os candidatos do País em busca de vagas em cursos superiores nas universidades públicas, estudantes de diversas regiões podem contar com a aplicação de um bônus regional na composiçaõ da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia nesta matéria: 

 

A medida varia de acordo com as políticas e ações afirmativas que podem ser adotadas por instituições públicas de ensino superior, mas via de regra busca atingir um perfil de candidato indicado pela instituição.

Cabe ressaltar que o bônus é diferente da política de cotas. A Portaria Normativa Nº 21/2012, do Ministério da Educação (MEC), que estabelece as regras para inscrição e adesão aos processos seletivos do Sisu, determina que ao realizar a inscrição no Sisu o candidato pode escolher até duas opções de curso e optar por uma das modalidades de concorrência nos cursos selecionados (Ampla Concorrência, Lei de Cotas ou ações afirmativas próprias da instituição de ensino).

Conforme as normas do Sisu, é vedada ao estudante a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso, na mesma instituição de ensino e local de oferta. 

Por isso, o bônus regional é aplicado para o ingresso nos cursos de graduação na ampla concorrência, cabendo a cada candidato que tenha direito ao bônus regional na nota do Enem optar por uma das duas ações afirmativas disponíveis no Sisu: Bonificação ou Reserva de Vagas (Cota).

A bonificação é aplicada automaticamente à vaga selecionada no Sisu, conforme as informações prestadas pelo candidato. 

 Veja pesos e notas mínimas da UFPE no Sisu 2023

Quem aplica bônus na nota do Enem

A definição da bonificação fica a cargo de cada instituição. Em Pernambuco, Univasf, UFPE, UFRPE e UPE ofertam bônus nas notas do Enem. 

A univasf oferta 10% de bônus na nota do Enem a estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas ou privadas das regiões geográficas intermediárias nas quais a Univasf possui câmpus. O bônus vale para todas as graduações.

Para este ano de 2023, a bonificação foi ampliada para 13 municípios. Em Pernambuco a Univasf tem unidades em Petrolina e Salgueiro. 

As cidades de Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Jatobá, Mirandiba, Petrolândia, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Tacaratu e Triunfo passaram a estar na região onde os alunos recebem a bonificação. 

Na UFRPE há acréscimo de 10% no Enem para o estudante que fez ensino médio no Agreste ou no Sertão e deseja ingressar nos câmpus de Belo Jardim ou Serra Talhada. O bônus é dado independente de o candidato ter estudado em escola pública ou privada.

Também a acréscimo de 10% para os candidatos egressos do Colégio Agrícola Dom AGOSTINHO Ikas (Codai), para os cursos no câmpus Recife. 

Na UFAPE, vinculada à UFRPE, em Garanhuns, a bonificiação também é de 10% para o vestibulando que cursou o ensino médio no Agreste (escola pública ou privada). 

A Universidade de Pernambuco (UPE) oferece bônus de 10% no Enem apenas para os cursos de medicina, direito e odontologia, para as graduações ministradas no Recife, podendo ser requerido por qualquer jovem que estudou e mora na capital, na Região Metropolitana ou na Zona da Mata.

Em Garanhuns, onde a UPE tem curso de medicina, o bônus é concedido a quem estudou e reside no Agreste do Estado. Para medicina de Serra Talhada e os cursos de odontologia e direito ofertados em Arcoverde, a UPE destina a bonificação aos jovens que fizeram o ensino médio no Sertão pernambucano e residem na região. 

Leia Também

Bônus do Enem na UFPE

Na UFPE, o bônus  de 5% é concedido ao candidato de medicina que cursou e concluiu todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais (pública ou privada) de Pernambuco. Entretanto, no último dia nove de fevereiro, a universidade foi notificada judicialmente para suspender a aplicação da bonificação. Em nota, a UFPE afirmou que iria recorrer da decisão, mas até então, o sistema de consulta pública da Justiça Federal não consta nenhum ação da UFPE quanto à determinação judicial, que já será válida para o processo seletivo deste ano. 

Além da bonificação para o curso de medicina, são aplicados 10% na média dos candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que cursaram e concluíram todo o ensino médio em escolas da da Zona da Mata pernambucana e do Agreste.

Há bônus de 5% a mais na média dos vestibulandos concorrentes aos cursos de Vitória e Caruaru que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do ensino médio em escolas da Zona da Mata e Agreste pernambucano.

Também são acréscidos 3% de bônus no Enem para candidatos ao curso de medicina de Recife que cursaram e concluíram no mínimo 2/3 do ensino médio em escolas regulares e presenciais de Pernambuco.

 

SISU 2023: todas as universidades participantes

ACRE

Alagoas - AL

Amazonas - AM

Amapá - AP

Bahia - BA

Ceará - CE

Distrito Federal - DF

Espírito Santo - ES

Goiás - GO

Maranhão - MA

Minas Gerais - MG

Mato Grosso do Sul - MS

Mato Grosso - MT

Pará - PA

Paraíba - PB

Pernambuco - PE

Piauí - PI

Paraná - PR

Rio de Janeiro - RJ

Rio Grande do Norte - RN

Roraima - RR

Rio Grande do Sul - RS

Santa Catarina - SC

Sergipe - SE

São Paulo - SP


 

Pernambucana que tirou nota máxima na redação Enem morava a 70km da escola

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS