Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
NOTA DO ENEM

SISU 2023: veja PESOS e NOTAS MÍNIMAS de todos os cursos da UFPE

Estudantes precisam levar em conta pesos de cada curso na composição da nota final no Sisu

Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 15/02/2023 às 16:30 | Atualizado em 15/02/2023 às 16:31
Primeira edição do Sisu 2023 ofertou cerca de 226 mil vagas - Marcos Santos/USP Imagens

Conhecidas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgadas nesta quinta-feira (9), chegou a hora dos estudantes ficarem por dentro das vagas e concorrência dos cursos nas universidades que integram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre as inscrições nesta quinta-feira (16). 

Leia nesta matéria: 

Como é calculada a nota do Enem

Nas notas conferidas a partir de ontem, os estudantes tiveram o desempenho calculado com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). O método é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens. Vale ressaltar que a TRI considera a particularidade de cada item.

Dessa forma, as notas não dependem do total de itens da prova, mas de cada item que a compõe. Por isso, pode ocorrer de duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova serem avaliadas de forma distintas, a depender de quais itens estão certos e errados, e terem, assim, notas diferentes.

As redações do Enem são avaliadas de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero. Entre eles estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Leia Também

Como fica a nota do Enem no Sisu

É com essa nota do Enem que é possível concorrer às vagas disponibilizadas no Sisu, porta de entrada para 120 universidades de todo o País. Na escolha do curso, os estudantes precisam levar em conta os pesos e notas mínimas (de corte) definidas pelas universidades.

Como cada curso possui pesos diferentes para as diferentes áreas de conhecimento, o cálculo é feito com os resultados das cinco provas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.

É preciso multiplicar a nota de cada prova pelo seu respectivo peso, somar os cinco resultados e dividir esse resultado pela soma dos cinco pesos.

Veja os pesos de cada curso da UFPE e faça as contas

 

 

 

SISU 2023: todas as universidades participantes

ACRE

Alagoas - AL

Amazonas - AM

Amapá - AP

Bahia - BA

Ceará - CE

Distrito Federal - DF

Espírito Santo - ES

Goiás - GO

Maranhão - MA

Minas Gerais - MG

Mato Grosso do Sul - MS

Mato Grosso - MT

Pará - PA

Paraíba - PB

Pernambuco - PE

Piauí - PI

Paraná - PR

Rio de Janeiro - RJ

Rio Grande do Norte - RN

Roraima - RR

Rio Grande do Sul - RS

Santa Catarina - SC

Sergipe - SE

São Paulo - SP


 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS