Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
NOTA DO ENEM

NOTA DE CORTE SISU 2023: vejas pesos e notas mínimas da UFPE

Estudantes precisam levar em conta pesos de cada curso na composição da nota final no Sisu

Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 15/02/2023 às 19:38
SISU Sistema de Seleção Unificada começa nesta quinta-feira (16) - Foto: Bruna Oliveira/JC

Conhecidas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a hora dos estudantes ficarem por dentro das vagas e concorrência dos cursos nas universidades que integram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre as inscrições nesta quinta-feira (16). 

Leia nesta matéria: 

Como é calculada a nota do Enem

Nas notas conferidas a partir de ontem, os estudantes tiveram o desempenho calculado com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). O método é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens. Vale ressaltar que a TRI considera a particularidade de cada item.

Dessa forma, as notas não dependem do total de itens da prova, mas de cada item que a compõe. Por isso, pode ocorrer de duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova serem avaliadas de forma distintas, a depender de quais itens estão certos e errados, e terem, assim, notas diferentes.

As redações do Enem são avaliadas de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero. Entre eles estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Leia Também

Como fica a nota do Enem no Sisu

É com essa nota do Enem que é possível concorrer às vagas disponibilizadas no Sisu, porta de entrada para 120 universidades de todo o País. Na escolha do curso, os estudantes precisam levar em conta os pesos e notas mínimas (de corte) definidas pelas universidades.

Como cada curso possui pesos diferentes para as diferentes áreas de conhecimento, o cálculo é feito com os resultados das cinco provas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.

É preciso multiplicar a nota de cada prova pelo seu respectivo peso, somar os cinco resultados e dividir esse resultado pela soma dos cinco pesos.

Veja os pesos de cada curso da UFPE e faça as contas

 

 

 

SISU 2023: todas as universidades participantes

ACRE

Alagoas - AL

Amazonas - AM

Amapá - AP

Bahia - BA

Ceará - CE

Distrito Federal - DF

Espírito Santo - ES

Goiás - GO

Maranhão - MA

Minas Gerais - MG

Mato Grosso do Sul - MS

Mato Grosso - MT

Pará - PA

Paraíba - PB

Pernambuco - PE

Piauí - PI

Paraná - PR

Rio de Janeiro - RJ

Rio Grande do Norte - RN

Roraima - RR

Rio Grande do Sul - RS

Santa Catarina - SC

Sergipe - SE

São Paulo - SP


 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS