Após solicitação do Ministério Público, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira (2), o cronograma para convocação dos professores aprovados no concurso para rede estadual de ensino. O cronograma engloba o certame de professor efetivo da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Ao todo, 2.907 professores foram aprovados no concurso público realizado no segundo semestre do ano passado.
“Os novos professores e professoras serão nomeados e já estarão trabalhando em julho, preparando as aulas para quando os estudantes retornarem das férias no segundo semestre. Reforçamos o nosso compromisso por uma educação de qualidade e o nosso esforço em ajudar a construir os sonhos de estudantes, mães e pais do nosso Estado”, destacou a governadora.
A determinação também acontece depois de intensas cobranças dos aprovados no certame. O assunto chegou a virar objeto de um procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público Estadual, que pediu a elaboração do cronograma para a convocação, agora divulgado.
O governo não especificou uma data para a convocação, mas, pelo menos, agora estipulou prazos.
A nomeação dos profissionais vai acontecer até o dia 22 de maio, com posse marcada para até 21 de junho. O início do exercício desses profissionais deve ocorrer até o dia 20 de julho.
Um censo dos profissionais de educação será realizado para detectar quantos professores serão necessários em cada unidade de ensino. Após esse levantamento, será definida qual a quantidade de profissionais a serem convocados.
“Estamos apresentando esse cronograma agora porque, como já foi divulgado anteriormente, houve alguns problemas com a banca avaliadora do certame, o Cebraspe, e, somente no último dia 15 de fevereiro, recebemos a lista oficial de aprovados. Até o dia 22 de maio, convocaremos os professores para que assumam suas funções na rede estadual de Pernambuco”, registrou a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas.
Os convocados receberão uma comunicação oficial do órgão com as datas para apresentação e a documentação necessária. Os concursos tiveram o intuito de dar continuidade à reposição da força de trabalho da Rede Estadual de Ensino.
Nomeação dos Professores: até 22 de maio
Posse: até 21 de junho
Início do Exercício: até 20 de julho