Projeto nas escolas de Pernambuco busca desenvolver o protagonismo jovem dos estudantes

Primeira vivência do semestre aconteceu nesta terça-feira (9), na ETE Miguel Batista, na Zona Norte do Recife
Lucas Moraes
Publicado em 09/05/2023 às 19:33
Estudante da ETE Miguel Batista no projeto Semear Foto: Filipe Jordão


A Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte realizou, nesta terça-feira (9), mais uma edição do Projeto Semear. Esta é a primeira vivência do projeto no semestre letivo e reuniu cerca de 300 estudantes do Ensino Médio das 51 escolas jurisdicionadas à gerência. O evento aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, localizada no bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, e teve o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil e revisitar a filosofia da educação interdimensional.

O Projeto Semear é realizado pela Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP), da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco, em parceria com as 16 GREs. Até 12 de junho, a edição 2023.1 do projeto passará por uma escola de cada gerência.

Nesta edição, o projeto discutiu sobre o tema “Identidade: tomando as rédeas da minha vida”. As vivências do Projeto Semear foram baseadas em sete eixos norteadores: Identidade, Integração, Comunicação, Cidadania, Liderança, Projeto de Vida e Cultura de Paz. Trata-se de uma formação continuada de estudante para estudante, na qual eles têm autonomia para definir as vivências do dia a partir de algumas atividades norteadoras, como momentos culturais, rodas de conversa com egressos da educação integral e oficinas que estimulam a prática do protagonismo na sociedade.

De acordo com a gestora da GRE Recife Norte, Flávia Lira, o evento é uma oportunidade para que os estudantes entendam a finalidade do protagonismo juvenil.

“Nessa ação, a gente faz com que o estudante semeie seu projeto de vida, sua história e multiplique na sua escola. Eu acredito que trabalhar com estudantes e para os estudantes é de fundamental importância porque tudo é produzido com a linguagem deles, com a maneira deles e eles fazem as escolhas de acordo com a sua identidade”, salientou.

“Desde janeiro a gente vem semeando algumas ações e algumas ideias para que a nossa equipe pudesse executar em nossas escolas. Nós acreditamos na ação dos estudantes como a nossa maior mola para que essas ações aconteçam efetivamente. E o protagonismo é uma das alavancas que a nossa política pedagógica preserva”, destacou a secretária executiva de Educação Integral e Profissional, Ana Cristina Dias.

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