Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
OPORTUNIDADE

Grupo Elife abre turmas de jovens talentos em instituições de ensino de Pernambuco

O projeto busca incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação

Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 12/05/2023 às 11:44
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - BERG ALVES/JC IMAGEM

Com o objetivo de capacitar e integrar estudantes da área de Ciência da Computação do Nordeste brasileiro ao mercado de trabalho, o Programa de Jovens Talentos do Grupo Elife inicia duas novas turmas no dia 15 de maio: uma na Faculdade Boa Viagem (FBV), na Zona Sul do Recife, e outra na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), em Garanhuns. 

O projeto busca incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, contribuir para o fortalecimento do mercado de Tecnologia da Informação (TI) em Pernambuco e no Nordeste, além de fortalecer as políticas de inovação do Elifegroup.

A primeira edição foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) sob coordenação de Jean Teixeira, professor colaborador do projeto. Em março, os estudantes participantes foram contratados pelas empresas Elife, Bounty e Buzzmonitor, todas do Grupo Elife.

Leia Também

Como funciona o programa jovens talentos


No Programa Jovens Talentos, os estudantes passam por uma capacitação e realizam atividades de extensão em empresas do Grupo Elife para aprimorar os seus conhecimentos técnicos e executar atividades a partir de problemas reais do negócio.

O programa é dividido em duas etapas: capacitação e integração, ambas realizadas na modalidade remota, ou seja, em home office.

A capacitação é realizada em cerca de cinco meses, em que o discente participa de cursos financiados pelo Elifegroup, como Javascript, MongoDB e React. Os alunos participam de vários cursos, assistem às aulas, estudam, participam de testes e realizam checkpoints diretamente com a Elife. Esses checkpoints servem para identificar as técnicas e estratégias que os estudantes aprenderam durante a formação.

Após a finalização da etapa de capacitação, os alunos passam para a etapa de integração com sete meses de duração.

Nesta segunda etapa, o discente é integrado ao time de desenvolvedores da Elifegroup na função de estagiário, participando do desenvolvimento de soluções reais e de contexto internacional.

De acordo com Julianne Pepeu, gerente de projetos de TI e coordenadora do Programa Jovens Talentos na Elife, os estagiários provenientes da capacitação já chegam às empresas com conhecimento prévio das linguagens e tecnologias utilizadas. “Isso torna a adaptação e o início da produção extremamente rápidos, permitindo que todos já estejam contribuindo efetivamente nas equipes em que foram alocados”, afirma Julianne.

Além disso, o projeto também conta com o constante feedback dos estudantes, que podem relatar sobre as dificuldades que estão tendo nos cursos. Essa avaliação ajuda a melhorar a formulação do programa.

Contratação de estudantes

Os alunos da primeira turma do Programa Jovens Talentos foram contratados para preencher vagas de estágio em março de 2023, após cinco meses de capacitação em diversas tecnologias e linguagens de programação utilizadas nas empresas do grupo Elife.

A primeira turma teve início em setembro de 2022 e foi formada por 13 alunos de Ciência da Computação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e por um aluno do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Pernambuco, também de Garanhuns.

Para o professor Jean Teixeira (UFAPE), participar do programa é uma oportunidade importante para os alunos conhecerem as tecnologias utilizadas por uma empresa de desenvolvimento de software.

“É uma ação benéfica para todos: tanto para a academia, porque garante que seus alunos terão uma experiência maior e possibilidade de integração ao mercado de trabalho; como para a empresa, porque vai receber mão de obra qualificada especificamente para as tecnologias que utiliza, e é mais importante ainda para os alunos, que já tem essa possibilidade antes mesmo de terminar o curso”, afirma Jean.

Na ação, a Elife contribuiu para a formação de 14 jovens, sendo dez alunos bolsistas e quatro voluntários, que completaram uma carga horária total de 500 horas de cursos.

O processo de seleção dos alunos será realizado em duas etapas, abrangendo: realização de entrevista e desempenho do candidato nas disciplinas do curso de graduação, com aproveitamento de 40%.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS