Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
13 DE MAIO

13 DE MAIO: a assinatura da Lei Áurea NÃO DEVE SER CELEBRADA? Entenda a luta antirracista

Entenda o debate antirracista de alguns movimentos que não apoiam a celebração da Lei Áurea

Cadastrado por

Marcus Vinícius

Publicado em 12/05/2023 às 18:00 | Atualizado em 12/05/2023 às 18:52
Pesquisa ouviu mais de 6,7 mil docentes de escolas públicas - DIVULGAÇÃO

A Lei Áurea aboliu a escravidão no Brasil no dia 13 de maio de 1888, assinada pela princesa Isabel. Na ocasião, cerca de 700 mil escravos foram libertados.

A abolição da escravatura foi conquistada através da luta dos movimentos abolicionistas pela sociedade civil, entre 1870 e 1880.

Porém, alguns movimentos não consideram este dia como algo a se celebrar, devido às consequências deixadas pela escravidão em todo o país.

Em entrevista para o UOL, o coordenador do Instituto Camino e historiador Leo Bento fala sobre como a data foi construída através da exploração do povo negro, dando os créditos da conquista para a princesa Isabel.

O historiador reforça que o fim da escravidão não foi apenas consequência da Lei Áurea, mas só aconteceu devido à luta de movimentos de resistência.

Para Leo Bento, é necessário que os espaços escolares e educacionais desenvolvam uma educação antirracista que não esteja apenas ligada às datas comemorativas, mas sim um ensino cotidiano contra o racismo.

Que racismo existe no Brasil, isso é indiscutível:

COMO ADERIR ÀS PRATICAS ANTIRRACISTAS?

Para o historiador, esses ambientes educacionais devem aderir a práticas, fomentar debates e engajar projetos que combatam o racismo.

Segundo Leo, o racismo é algo estrutural, e devemos reconhecer sua existência, perceber os impactos causados na população e entender que os educadores podem contribuir para a compreensão da dimensão do racismo na sociedade.

"É importante criar uma gestão que envolva toda comunidade escolar, inclusive trazer as famílias para este diálogo", ressalta Léo Bento.

Leia Também

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS