Após uma série de reclamações e atrasos no cronograma, o Cebraspe publicou o resultado da primeira fase do concurso para professor do Recife. Mesmo sendo questionada, a banca não explicou os motivos para atrasar a divulgação do resultado final nas provas objetivas e do resultado provisório na prova discursiva.
Na última errata de edital publicada pela Cebraspe estava prevista a divulgação dos gabaritos oficiais definitivos e do edital de resultado final nas provas objetivas e de resultado provisório na prova discursiva para o dia 10/7/2023 - o que não aconteceu.
O prazo para a interposição de recursos contra o resultado provisório na prova discursiva iria do dia 11 até o dia 12 de julho
Em nota explicativa, o Cebraspe esclareceu que os candidatos terão acesso às seguintes informações, em ordem decrescente, na composição da nota final das provas objetivas:
a) número de inscrição do candidato;
b) nome do candidato;
c) nota final na prova objetiva de conhecimentos básicos (P1);
d) número de acertos na prova objetiva de conhecimentos básicos (P1);
e) nota final na prova de conhecimentos específicos (P2);
f) número de acertos na prova de conhecimentos específicos (P2);
g) nota final total nas provas objetivas (que é a soma das notas das provas objetivas P1 e P2);
h) nota provisória na questão 1 da prova discursiva;
i) nota provisória na questão 2 da prova discursiva;
j) nota provisória total na prova discursiva (que é a soma das notas provisórias obtidas nas questões 1
e 2 da prova discursiva P3).
Ainda segundo o Cebraspe, o número de acertos em cada prova objetiva é divulgado para que os candidatos tenham conhecimento, já que é um dos critérios que serão utilizados para fins de desempate da nota final no
concurso, conforme estabelecido no item 13 do edital de abertura do concurso.
"Os candidatos poderão, no período que se inicia às 10 horas do dia 13 de julho de 2023 e finaliza
às 18 horas do dia 14 de julho de 2023, conforme divulgado no item 2 do Edital nº 6 – SEDUC/Recife, de 12
de julho de 2023, interpor recurso contra o resultado provisório na prova discursiva. Somente após o período de interposição de recurso e serem dados os devidos encaminhamentos, será feita a publicação do resultado final na prova discursiva e a convocação para a próxima etapa do concurso, a prova prática", informa o Cebraspe.
Veja a lista com os resultados provisório da prova discursiva e definitivo da prova objetiva
Concurso professor Recife
Ao todo, o concurso para professores do Recife teve 17.657 inscritos. Considerando a demanda total, a menor concorrência era de 13.37 por vaga para o cargo de professor I, nível médio. A maior demanda foi de 59.78 candidato por vaga no caso de professor de História II, nível superior.
A maioria das vagas oferecidas são para o cargo de Professor I (800). Outras 16 vagas são professor de Artes; 26 para professor de Ciências e 23 vagas para professores de Educação Física.
Já para professor de Geografia, são 28 vagas; professor de História, 18; professor de Língua Inglesa, 23; professor de Língua Portuguesa, 39; e professor de Matemática 27 vagas.
O cargo de Professor I exige ensino médio com habilitação para o magistério ou curso de graduação em licenciatura plena na área. Já os demais cargos para áreas específicas de docência requerem curso normal superior/licenciatura na disciplina.