Com o objetivo de mostrar a importância da História da Astronomia para o Estado de Pernambuco, até este domingo (20), o Espaço Ciência irá promover atividades especiais no Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda.
Além de resgatar a História astronômica de Olinda e Recife, a ação irá enfatizar o papel dos personagens envolvidos ao longo da história.
Destacando o pioneirismo de Pernambuco, em relação aos continentes americanos, com a construção do Observatório de Marcgrave (1639), em Recife e, posteriormente, com a construção da torre Malakoff (1853) e do Observatório Astronômico em Olinda (1890).
SEMANA DA HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
A Semana da História da Astronomia foi proposta pela primeira vez em 2019, através do Prêmio Quíron de Astronomia, organizado pelo Grupo de Apoio à Eventos Astronômicos (GAEA ), em alusão ao Dia do Historiador, celebrado em 19 de agosto, com o objetivo de homenagear os profissionais que atuam no ensino e pesquisa na área da história, seja em universidades, ensino básico, instituições culturais ou projetos independentes.
A regulamentação da profissão ocorreu em 2020, depois de aprovação de um projeto do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul.
O Observatório da Sé está localizado na rua Bispo Coutinho, s/n, Alto da Sé, Olinda, Pernambuco. A entrada é gratuita.
PROGRAMAÇÃO
19/08 - Observando o passado (Área externa)
Horário:18h às 19h30
Atividade: observação telescópica de aglomerados estelares e do planeta Saturno.
20/08 - Exibição de vídeos/curtas (Andar térreo do Observatório)
Horário:17h às 19h30
Atividade: exibição de vídeos/curtas sobre a História da Astronomia mundial e local.