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Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
ATENDIMENTOS

Enem 2023 terá mais de 38 mil atendimentos especializados

O exame será aplicado nas 27 unidades da Federação, para mais de 3,9 milhões de inscritos

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 28/10/2023 às 8:48 | Atualizado em 28/10/2023 às 8:55
Nesta edição, o Enem estreia o Cartão-Resposta com fonte ampliada para deficientes visuais - Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou que na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foram aprovados mais de 38 mil solicitações de atendimento especializado e atenderá mais de 70 mil pedidos de recursos de acessibilidade. 

Também serão atendidas as 1.526 requisições para o atendimento pelo nome social. As provas do Enem 2023 começam na próxima semana, nos dias 5 e 12 de novembro. O exame será aplicado nas 27 unidades da Federação, para mais de 3,9 milhões de inscritos.

Tempo adicional foi o recurso mais requerido pelos participantes, com 18.173 solicitações aprovadas. Em seguida, estão o auxílio para leitura, com 10.271 pedidos, a correção diferenciada, com 8.703; o auxílio para transcrição, com 7.507; e a sala de fácil acesso, com 6.449 pedidos.

Ainda de acordo com o MEC, entre os atendimentos especializados, as solicitações de pessoas com déficit de atenção alcançaram o maior número de pedidos aprovados, com 13.686, seguido pelo número de inscritos com baixa visão, que totalizaram 6.504.

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POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

O Inep oferece atendimento e recursos de acessibilidade em todos os exames e avaliações que aplica. Os suportes oferecidos fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto, que visa a abranger o maior número possível de interessados na execução dos exames elaborados pela Autarquia. O objetivo é proporcionar acesso aos programas educacionais brasileiros, promovendo equidade.

Nesta edição, o Enem estreia o Cartão-Resposta com fonte ampliada para deficientes visuais. Participantes também poderão contar com folha de redação em tamanho maior.

O Cartão-Resposta da prova, que até então era impresso em fonte padrão (tamanho 12) para todos os participantes, será adaptado no caso das pessoas com deficiência visual (tamanho 18). O objetivo é proporcionar mais autonomia ao tr

Confira os atendimentos especializados solicitados nesta edição:

Autismo - 6.044

Baixa visão - 6.504

Cegueira - 577

Deficiência auditiva - 113

Deficiência física - 5.173

Deficiência intelectual (mental) - 3.073

Déficit de atenção - 13.686

Discalculia - 471

Dislexia - 1.135

Surdez - 64

Surdocegueira - 7

Visão monocular - 1.254

Total: 38.101

Confira os recursos de acessibilidade solicitados:

Aparelho auditivo ou implante coclear - 1.363

Apoio para a perna e pé - 1.825

Auxílio para leitura - 10.721

Auxílio para transcrição - 7.507

Calculadora - 767

Cartão-Resposta ampliado - 4.292

Computador - 1

Correção diferenciada - 8.703

Guia-intérprete - 6

Leitor de Tela - 120

Leitura labial - 670

Leitura Tátil - 4

Material específico - 1

Mesa e cadeira (sem braços) - 638

Mesa para cadeira de rodas - 1.431

Protetor auricular - 2

Prova ampliada - 5.194

Prova em braile - 181

Prova superampliada - 996

Sala de fácil acesso - 6.449

Sala especial individual - 4

Sala reservada para acompanhantes - 1

Tadoma - 3

Tempo adicional - 18.173

Tradutor-intérprete em libras - 718

Videoprova em Libras - 641

Total: 70.411

 

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