O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige muita preparação e dedicação. Afinal, o exame dura cerca de 5 horas e meia.
Desta forma, pequenas distrações e incômodos podem afetar no seu desempenho. Por isso, é preciso se prevenir e evitar alguns alimentos que possam causar algum problema durante a prova.
O QUE LEVAR PARA O ENEM 2023?
O Enem é uma das principais formas de ingressar no ensino superior em todo o País, seja ele público ou privado. Por isso, é preciso ficar atento aos prazos e horários do exame para evitar problemas.
Primeiro é importante conferir o local de prova do Enem 2023, que está disponível no site do Inep, através da Página do Participante. Caso você não conheça o local de prova, é importante visitar antes do exame, para não ter problemas no dia.
Não é obrigatório levar o cartão de confirmação de inscrição, mas é importante ter em mãos o número da sua sala, que pode estar anotado em um papel ou no próprio celular. Mas vale lembrar que seu celular deve ser desligado e vetado durante toda a prova, com risco de ser eliminado do exame caso o aparelho toque.
Também é preciso ter em mãos um documento com foto e uma caneta esferográfica transparente preta. Vale lembrar que pertences como relógios, óculos, bonés, chapéus, viseiras, gorros, bebidas alcoólicas, cigarros e drogas ilícitas não são permitidos.
O QUE NÃO COMER NO ENEM?
É importante tomar alguns cuidados durante a prova, principalmente quando se refere à alimentação, já que alguns alimentos podem causar mal-estar durante o exame. Caso você precise de socorro durante o exame, pode acabar sendo eliminado.
Veja quais são os alimentos não recomendados para serem consumidos durante o Enem:
1. Frituras:
Alimentos como batata frita ou pastel não são recomendados durante o Enem, já que são alimentos pesados que podem dificultar a digestão, exigindo muita energia do seu corpo, podendo causar sono durante a prova, ou problemas no estômago.
2. Refrigerantes:
Devido aos níveis elevados de açúcar os refrigerantes não são recomendados para provas longas, podendo causar gases e desconfortos durante o exame.
3. Fast Food:
Por serem comidas pesadas, ricas em gorduras saturadas e em açucares, podem causar sono e exigir muita energia do corpo para a digestão.
4. Feijoada:
A refeição feita antes do exame também é importante, e caso você tenha um almoço pesado rico em gorduras pode ter o mesmo problema e incomodo durante a prova.
O que comer no Enem:
Alimentos leves são mais recomendados, também é importante ter água disponível o tempo todo, já que a hidratação é muito importante durante o exame. Veja quais são os alimentos mais recomendados para levar para o Enem:
- Frutas;
- Castanhas;
- Chocolate;
- Bolacha (com ou sem recheio);
- Barrinha de cereal.
Referências
Fonte - Quero Bolsa
ENEM 2023: veja sete dicas de ouro para ficar tranquilo durante o exame:
10 POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM 2023
Todos os anos, a redação é baseada em discussões atuais, ou acontecimentos recentes que trazem importância social. Com informações do Brasil Escolas separamos alguns dos possíveis temas para a redação do Enem 2023, confira:
- Impactos da Inteligência Artificial (IA);
- Escalada da violência escolar na sociedade brasileira;
- Racismo no futebol;
- Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil;
- Déficit habitacional no Brasil;
- Obesidade;
- Evasão escolar no Brasil;
- Preservação da Floresta Amazônica;
- Política unificada para identificação de pessoas desaparecidas;
- Aumento da mortalidade materna no cenário pós pandemia.