Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
SELEÇÃO UNIFICADA

Sisu 2024: 45% das vagas estão em universidades do Nordeste; confira quantitativo em Pernambuco

As inscrições para o Sisu 2024, que terá uma única etapa, serão iniciadas no dia 22 de janeiro

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 12/01/2024 às 11:05 | Atualizado em 12/01/2024 às 14:15
O Sisu reúne as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior brasileiras que participam do processo seletivo vigente - GUGA MATOS/JC IMAGEM

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciará o período de inscrições no dia 22 de janeiro. A seleção ofertará 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior. A maioria delas, 45%, está concentrada em universidades públicas do Nordeste.

O Sisu 2024 é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e reúne, em uma plataforma digital, vagas de graduação em 127 universidades participantes. É importante destacar que na edição deste ano, haverá apenas uma etapa para o primeiro e o segundo semestre.

Podem se inscrever todos que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), antes do processo seletivo do Sistema, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Em Pernambuco, segundo dados preliminares disponibilizados pelo MEC, e que podem ser alterados até o início das inscrições, serão ofertadas 15.011 vagas. Sete instituições do Estado disponibilizam suas vagas de graduação no sistema unificado. Já assinaram o termo de adesão ao processo: UFPE, UFRPE, UFAPE, Univasf, UPE, IFPE.

Leia Também

UFPE

Do total de vagas no Estado, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai disponibilizar 7.012 vagas em 105 cursos presenciais de graduação nos campi Recife, Caruaru e Vitória.
Esse é o mesmo quantitativo disponibilizado na edição do Sisu 2023.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 5.522 serão para o Campus Recife; 1.060 para o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru; e 430 vagas para o Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão.

Metade das vagas será reservada para o sistema de cotas. Será assegurada a reserva de, no mínimo, uma vaga por curso aos candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência (PcD).

UFRPE

A segunda com mais vagas no Sisu é a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 3.620 vagas, das quais 1.804 vagas são para a ampla concorrência e 1.816 para cotistas em 63 cursos. A Rural tem campis no Recife, Serra Talhada, Belo Jardim e Cabo de Santo Agostinho.

Segundo informações da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG/UFRPE), neste ano haverá cotas para quilombolas. Entre as ações afirmativas da instituição, a renda per capita exigida para algumas cotas passou de 1,5 salário mínimo para apenas um salário mínimo, como forma de ampliar o acesso destes candidatos à universidade.

“Os alunos optantes pela reserva de vagas no ato da inscrição do curso seletivo, que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, terão prioridade para o recebimento do auxílio estudantil de programas desenvolvidos nas instituições federais de ensino”, informou a PREG/UFRPE

UPE

Já a Universidade de Pernambuco (UPE), terá 1.800 vagas no Sisu distribuídas em 68 cursos. São 1.080 vagas para ampla concorrência e 720 para cotistas.

As ofertas serão distribuídas entre os campi de Petrolina, Palmares, Salgueiro, Recife, Serra Talhada, Surubim, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Ouricuri e na Escola Politécnica do Recife e na FCAP.

UNIVASF

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá disponibilizar 1.189 vagas para 29 cursos de graduação presenciais no Sisu 2024. Os cursos são ofertados nos sete campi da Unifavasf, situados nas cidades de Petrolina e Salgueiro, em Pernambuco; Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia; e São Raimundo Nonato, no Piauí.

A instituição anunciou a abertura de quatro novas graduações: bacharelado em Artes Visuais, bacharelado em Gestão Ambiental, bacharelado em Geologia e licenciatura em História.

Em Juazeiro, haverá o bacharelado em Artes Visuais, curso de quatro anos, que oferecerá 25 vagas e terá suas atividades no período noturno.

Em Senhor do Bonfim, serão criadas a licenciatura em História e o bacharelado em Geologia. História será um curso matutino, com turma de 50 vagas e quatro anos de duração. Já Geologia terá cinco anos de duração e oferecerá 40 vagas por turma, com aulas nos períodos matutino e vespertino.

No Campus Serra da Capivara, o novo curso será o bacharelado em Gestão Ambiental, com 40 vagas e 4 anos de duração e suas atividades serão desenvolvidas nos turnos matutino e vespertino.

UFAPE

A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) ofertará 560 vagas por meio do Sisu 2024, sendo 268 vagas para a ampla concorrência e 292 vagas ofertadas pela reserva de vagas/cotas, conforme a Lei 12.711/2012.

A vagas serão disponibilizadas para os sete cursos de graduação existentes na UFAPE e o sistema de seleção será unificado, ou seja, em uma única edição, a UFAPE selecionará estudantes para o primeiro e segundo semestre do ano de 2024

IFPE

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ofertará 581 vagas para 15 cursos localizados nos campus Recife, Igarassu e Pesqueira.

Serão ofertadas 305 vagas no campus Recife para os cursos de Análise de Sistemas, Design Gráfico, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Gestão Ambiental, Gestão de Turismo e Radiologia.

No campus Igarassu, as 116 vagas são distribuídas para os cursos de Administração, Gestão de Qualidade e Sistemas para Internet.

Também serão ofertadas 160 vagas em Pesqueira para Enfermagem, Engenharia Elétrica, Física e Matemática.

Cronograma Sisu 2024

- Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024
- Resultado: 30 de janeiro de 2024
- Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS