Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
PISO SALARIAL

Professores do Recife cobram da Prefeitura a valorização da carreira profissional e o índice de reajuste em todas as faixas salariais

O Simpere também reivindica melhorias no Saúde-Recife, que é um sistema de assistência à saúde destinado aos servidores da Prefeitura de Recife e seus dependentes

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 01/03/2024 às 12:08 | Atualizado em 01/03/2024 às 12:12
Simpere realizou uma assembleia para definir os rumos da campanha salarial de 2024, nessa quinta-feira (29), no Teatro da Boa Vista - Raissa Bezerra

O Sindicado Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) realizou, nessa quinta-feira (29), uma assembleia geral para definir os rumos da campanha salarial 2024 e a estruturação do Plano de Cargos e Carreiras. Uma nova reunião com os profissionais já está prevista para ocorrer no dia 7 de março. 

O índice de reajuste do piso orientado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) neste ano é de 3,62% para todas as faixas salariais. A Prefeitura do Recife (PCR), por meio das secretarias de Educação e Administração, propôs a aplicação desse percentual incorporados na carreira para os professores graduados, especialistas, mestres e doutores, com pagamento iniciado a partir de março (sem retroativo). Já nos casos dos professores de nível médio, será aplicado os 3,62% com retroativo a janeiro deste ano. 

A categoria reconheceu que houve avanços por parte da gestão municipal, sendo a primeira vez em que foi apresentada uma série de propostas pelo Executivo. No entanto, os profissionais da educação consideraram as proposições insuficientes para encerrar uma campanha salarial. 

Leia Também

"Já que o percentual do piso de 2024 é baixo, esse é o momento da categoria cobrar os resíduos percentuais que não foram incorporados em 2022 e 2023. Além disso, o nosso Plano de Cargos e Carreiras está muito desestruturado. A forma como o governo vem aplicando o percentual todo do reajuste só para quem tem nível médio, acaba desestruturando a nossa tabela de vencimento", declarou a coordenadora do sindicato Jaqueline Dornelas. 

Sobre esses resíduos, a coordenadora do Simpere explicou que nos anos de 2022 e 2023, o reajuste do piso foi de 33% e 14,95%, respectivamente. No entanto, o Executivo não incorporou a integralidade destes percentuais - dos 33% foram incorporados 23% aos salários, e dos 14,95%, alguns receberam 8,5% e outros 10%. Os percentuais restantes foram pagos como abono salarial. 

SAÚDE-RECIFE

O Simpere também reivindica melhorias no Saúde-Recife, que é um sistema de assistência à saúde destinado aos servidores da Prefeitura de Recife e seus dependentes.

"Nós queremos que a prefeitura se comprometa em dar uma contrapartida financeira. O professor e a professora pagam sua parte, mas é preciso que a prefeitura contribua com um aporte financeiro para que o plano se mantenha de pé e volte a funcionar bem. Hoje nós temos muitas dificuldades, apesar da categoria pagar, de ter uma emergência no território do Recife", pontuou Jaqueline Dornelas. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS