pesquisa

Maioria acha que fala de Lula sobre Israel foi exagerada e mereceu retaliação, diz pesquisa

Pesquisa mostra que maioria dos eleitores acha que Lula exagerou em fala que compara Israel com nazistas. Grupo também considera que reação de Israel condiz com nível da declaração

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 01/03/2024 às 11:43
Notícia
X

Nesta sexta-feira (01), mais um levantamento da pesquisa Genial/Quaest foi divulgada.

Desta vez, o material estava voltado para relação dos eleitores brasileiros com o conflito entre Israel e o Hamas e o envolvimento do presidente Lula (PT) em mobilização pelo cessar-fogo. 

A pesquisa apresenta que a maioria dos brasileiros acha que Lula exagerou ao comparar a ação de Israel com o Holocausto. A parcela majoritária também apontou que a reação israelense em relação ao presidente brasileiro foi justificada. 

LULA EXAGEROU EM FALA SOBRE ISRAEL, OPINA ELEITORES

Em um levantamento apresentado com exclusividade pela coluna de Mônica Bergamo na Folha de São Paulo, a Genial/Quaest questionou os eleitores sobre suas opiniões em relação ao conflito na Faixa de Gaza e o envolvimento de Lula na situação.

Os dados apontam que, apesar da imagem de Israel estar desgastada no Brasil, 60% dos eleitores consideram que Lula exagerou ao comparar as ações israelenses com os nazistas. 

Apenas 28% afirmou que o presidente Lula não exagerou ao falar de Israel. 11% não soube ou não quis responder. 

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Os índices divididos nos votos das eleições de 2022 mostram que muitos dos próprios eleitores de Lula não concordaram com a fala. 


Votou em Lula Votou em Bolsonaro Não votou/Branco/Nulo
Exagerou 43% 85% 58%
Não exagerou 45% 9% 25%
Não sabe/não respondeu 12% 6% 17%

Sobre a reação de Israel em relação à fala de Lula, os índices são mais divididos. Mesmo assim, a maioria (48%) considera que o país não exagerou ao tornar o presidente persona non-grata. 41% considera que os israelenses exageraram. 11% não souberam ou não quiseram responder.

 LULA volta a CRITICAR ISRAEL em visita a GUIANA

Sobre a Pesquisa Genial/Quaest

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 120 municipíos brasileiros entre 25 e 27 de fevereiro. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais. 

Tags

Autor