O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) firmou uma parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) para ampliar o acesso dos jovens à formação universitária neste ano.
A iniciativa prevê a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais na instituição de ensino particular, incluindo cursos como Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Administração, Direito, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Estética e Cosmética, com mensalidades que variam de R$ 765,24 a R$ 3.078,58.
No caso das bolsas parciais, com 70% e 50% de desconto, o IJCPM irá arcar com o percentual restante dessas mensalidades durante todo o curso, para garantir a gratuidade aos estudantes, de famílias de baixa renda de comunidades do Pina e Brasília Teimosa.
Vale ressaltar que 40% dos estudantes atendidos pelo IJCPM foram aprovados na primeira chamada do Sisu e do Prouni.
Beneficiados
Os primeiros seis jovens beneficiados já iniciarão a graduação nesta segunda-feira (4). Eles foram selecionados entre os estudantes que realizaram o curso pré-universitário oferecido pelo IJCPM, a partir das notas conquistadas no Enem. Na última semana, o grupo visitou pela primeira vez a Unit para conhecer as instalações da instituição, na Imbiribeira.
"Muitos deles atingiram notas para ingressarem na universidade pública, mas não nos cursos de suas preferências, por conta da concorrência. Por isso, a parceria com a Unit proporciona que decidam o que vão cursar balizados pelos próprios sonhos. Isso reduz o índice de frustração e desistência durante a graduação", diz o coordenador de Gestão e Articulação Social do IJCPM, Carlos Duarte.
É o caso de Alyne Cabral, de 18 anos, que sempre sonhou em ser delegada, por isso escolheu o curso de Direito. Moradora da comunidade do Bode, no Pina, ela vive com mãe, que atualmente está desempregada.
"Se não fosse pela parceria que me proporcionou a bolsa de estudos, meu sonho estaria muito distante da minha realidade, por mais esforçada e dedicada que eu seja", conta, emocionada pela conquista da tão sonhada vaga no Ensino Superior. Ela ingressará na turma da noite, conciliando os estudos com o trabalho de Jovem Aprendiz em uma loja de informática no RioMar.
Mais jovens na faculdade
Dados do último Censo do Ensino Superior no Brasil, divulgado pelo Inep, indicam que somente 1 em cada 4 jovens entre 18 e 24 anos está na faculdade. Uma realidade agravada em relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que indica que 36% dos jovens no Brasil nessa mesma faixa etária não estudam, nem trabalham.
"O foco de atuação do IJCPM é proporcionar qualificação, desenvolvimento e empregabilidade para a juventude nos territórios onde estamos presentes e essa parceria com a Unit converge esses objetivos, com investimento das partes em retorno social", destaca Duarte.
Para o reitor da Unit-PE, Diego Galvão, a expectativa com a parceria é preparar profissionais que devolvam para a sociedade o investimento feito em suas formações universitárias.
"Ter um ambiente acadêmico socialmente diverso é tão importante quanto uma boa formação teórico e prática. Desta forma, desenvolvemos não só as habilidades técnicas, mas também as habilidades emocionais e humanas e é isso que caracteriza um excelente profissional", considera.