Conselho de Arquitetura quer debate sobre quiosques da Avenida Boa Viagem

Entidade divulgou carta aberta em que pede inclusão da sociedade na discussão urbanística
Felipe Vieira
Publicado em 05/08/2020 às 14:24
Com a assinatura do termo, a ABCR e quiosqueiros podem captar investimentos por meio de parcerias privadas Foto: DIVULGAÇÃO/PCR


 

Por Felipe Vieira, da coluna Grande Recife

A discussão em torno da reforma dos quiosques da Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, ainda deve render alguns capítulos.

O projeto foi anunciado pela prefeitura, que alegou que as imagens  mostradas são apenas ilustrativas. "A única aprovação feita até agora foi da viabilidade econômica, em que a Prefeitura não terá custos. O projeto arquitetônico dos 60 quiosques ainda será apresentado e a Prefeitura exigirá o cumprimento das características arquitetônicas, históricas e culturais da orla de Boa Viagem", disse, em nota, a gestão.

Por sua vez, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) afirma que o projeto ainda precisará ser objeto de um amplo debate com a sociedade.

A entidade divulgou uma nota em que pede "debate com a sociedade e suas entidades representativas e especializadas em temas relacionados à cidade".

Eis a íntegra:

"Pautado pelo princípio de contribuir efetivamente para o desenvolvimento das cidades pernambucanas, e diante das recentes notícias sobre a proposta de revitalização dos quiosques da Praia de Boa Viagem, o CAU/PE iniciou em 04.08.2020, tratativas junto à Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, para melhor entendimento do que está sendo formatado para uma das mais importantes paisagens urbanas de Pernambuco, a orla de Boa Viagem. Uma paisagem, inclusive, que define um traço particular da identidade urbana do Recife.

Em respeito aos princípios da transparência e, sobretudo, da democracia na Gestão Pública, o CAU/PE entende que a questão exige total atenção e um amplo debate com a sociedade e suas entidades representativas e especializadas em temas relacionados à cidade, permitindo, assim, uma ampla e necessária reflexão sobre todos os aspectos pertinentes à matéria.

Mesmo, conforme nos assegurou a Prefeitura do Recife, se tratando um projeto ainda em formatação, sem custos para o município, pois sua execução será realizada por meio de uma Parceria Pública Privada (PPP) entre o município e a Associação dos Barraqueiros de Boa Viagem, reafirmamos que é preciso ampliar o debate na busca de soluções para as questões da cidade com a maior legitimidade possível.

E isso somente é possível com o amplo diálogo com a sociedade, em prol do espaço em que vivemos e desejamos, da melhoria das nossas cidades, sempre oportunizando respostas que valorizem a arquitetura e urbanismo.

Diante disso, o CAU/PE se coloca à disposição de todos para colaborar nesse e em todos os outros processos que tenham relevância para a sociedade".

TAGS
grande recife felipe vieira Assinante
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory