ELEIÇÕES 2022

Enquanto Lula exige senado em Pernambuco, PSB bate o pé em São Paulo

Carlos Siqueira, presidente do PSB, reforçou que candidato da legenda em São Paulo é Márcio França. Posicionamento pode complicar federação

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 10/02/2022 às 10:40 | Atualizado em 10/02/2022 às 10:42
Notícia
X

Após Lula exigir uma candidatura petista na vaga ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco e reafirmar a candidatura de Haddad ao Governo de São Paulo, os socialistas bateram o pé. Carlos Siqueira, presidente do PSB, garantiu Márcio França na corrida pelo executivo estadual.

"O PT tem todo direito de escolher seu candidato. O PSB, também escolheu, será Márcio França", disse Carlos Siqueira ao Estadão. O posicionamento dos líderes pode complicar as relações entre os partidos, que buscam montar uma federação para concorrer às eleições deste ano.

O PSB é cotado para abrigar Geraldo Alckmin, cotado para ser o vice de Lula. Em Pernambuco, Humberto Costa (PT) recuou sua pré-candidatura para os socialistas definirem um candidato. O nome cotado para concorrer ao Campo das Princesas é Danilo Cabral, deputado federal.

Após exigir o senado como retribuição, Lula também afirmou que Fernando Haddad, que foi ao segundo turno nas eleições presidenciais de 2018, será o candidato ao Governo de São Paulo. A fala do ex-presidente causou a reação de Siqueira.

PSB pode promover candidato, mas ajuda de Lula é muito importante em Pernambuco

Em entrevista concedida à coluna, a cientista política Nara Pavão analisou o comportamento do eleitorado brasileiro diante das eleições deste ano (confira a entrevista completa). A pesquisadora, professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, também apresentou sua visão sobre o cenário político pernambucano. Confira:

Tags

Autor