ELEIÇÕES EM PERNAMBUCO

O silêncio de Danilo Cabral prestes a ser anunciado pelo PSB ao Governo de Pernambuco

Liderança ativa na Câmara e fora dela, Danilo Cabral "submergiu" após se tornar a principal aposta do PSB como candidato ao Governo de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 04/02/2022 às 11:05 | Atualizado em 04/02/2022 às 16:28
Notícia
X

Fora e dentro da Câmara dos Deputados, Danilo Cabral (PSB) não se finge de morto. Se mostrou ativo na confusão envolvendo Clodoaldo Magalhães e, no parlamento, é relator de Grupo de Trabalho sobre o Inep, além de líder do Partido Socialista Brasileiro. Desde que foi cotado como pré-candidato ao Governo de Pernambuco, porém, submergiu.

A pré-candidatura começou a ganhar força nas últimas semanas, quando quadros do PSB começaram a defender a escolha do deputado federal como pré-candidato. Desde então, o político não concede entrevistas ou conversa com a imprensa, mesmo com a viagem de Paulo Câmara para anunciar a escolha do PSB a Lula (PT).

A atitude destoa do seu papel de liderança. Em 2021, o parlamentar discursou 198 vezes em Plenário. Ainda em 2020, o deputado ganhou o apoio público do governador para comandar a base do PSB na Câmara dos Deputados. "Com certeza vai ter uma liderança que vai ser uma voz ativa, vigilante", disse Paulo na ocasião.

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Danilo Cabral - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

No último dia 26, realizou-se a reunião entre Paulo Câmara (PSB) e demais aliados da Frente Popular no Campo das Princesas. Foi depois desse encontro que o nome de Danilo Cabral se solidificou enquanto pré-candidato.

Observa-se, porém, que Danilo Cabral não estava presente na ocasião, tendo chamado atenção a presença do ex-secretário Nilton Mota, presidente da Pernambuco Participações Investimentos S/A (Perpart) e aliado próximo do deputado, entre os convidados.

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Nilton Mota, presidente da Perpart, é ex-secretário da Casa Civil - Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

“Ele entrou mudo e saiu calado. Não deu uma única palavra, só ouviu. Como se estivesse representando alguém”, avaliou o colunista Jamildo Melo. Quando houve a divulgação da pesquisa eleitoral para o Governo de Pernambuco, celebrada por aliados petistas, Danilo nada falou ou comentou.

Até o momento, o único ensaio de resposta ou pronunciamento de Danilo Cabral aconteceu digitalmente, de maneira indireta. Após a viagem de Paulo Câmara a São Paulo para comunicar a escolha do pré-candidato do PSB, alas do PT iniciaram uma campanha contra o parlamentar.

Nas redes, militantes do Partido dos Trabalhadores, pelo qual Humberto Costa gostaria de se candidatar ao Governo representando a Frente Popular, criticam a postura do deputado pernambucano, principalmente com relação ao seu voto favorável ao impeachment de Dilma Rousseff, de 2016.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Danilo Cabral (@danilocabral._)

No Instagram, vídeo publicado no fim dessa quinta-feira mostra Danilo Cabral discursando de forma calorosa sobre Lula, defendendo o governo do ex-presidente. A publicação foi interpretada como um sinal de que não alimenta rixa contra o PT ou contra o ex-presidente.

Outros nomes foram cotados no PSB para concorrer ao Governo de Pernambuco

Além de Danilo Cabral, outros nomes chegaram a ser ventilados no PSB como possíveis nomes na disputa pelo Governo de Pernambuco. Isso acontece porque o candidato considerado "natural", Geraldo Júlio (PSB), negou em diversas ocasiões a vontade de concorrer a cargo eletivo.

Dessa forma, cogitou-se o nome de Tadeu Alencar, deputado federal pelo PSB, e José Neto, chefe da Casa Civil do Governo de Pernambuco.

Tags

Autor