SAÚDE

Túlio Gadêlha entra com ação no MPPE contra Governo do Estado após tragédia no Hospital da Restauração

Deputado federal pela Rede-PE, Túlio Gadelha entrou com representação no Ministério Público de Pernambuco contra o Governo do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 04/05/2022 às 8:15 | Atualizado em 04/05/2022 às 8:24
Notícia
X

Deputado federal pela Rede-PE, Túlio Gadelha entrou com representação no Ministério Público de Pernambuco contra o Governo do Estado. O parlamentar pede apuração e responsabilização pelo desabamento de parte do teto do setor de trauma do Hospital da Restauração, ocorrido na segunda-feira (02).

Nas redes, circulam vídeos mostrando um vazamento intenso de água no Hospital da Restauração e, em seguida, parte do teto caindo sobre camas e equipamentos enquanto pacientes são levados às pressas para o corredor do hospital.

Para Túlio Gadêlha, crítico da gestão do PSB no Estado, o ocorrido é evidência do descaso com a Saúde pública em Pernambuco. O parlamentar destacou, ainda, o envio de recursos destinados ao setor, que não foram bem geridos, de acordo com o parlamentar.

"Vejam que curioso: nosso mandato destinou, via emenda parlamentar, mais de R$ 4 milhões e 400mil para os hospitais públicos de Pernambuco, através da secretaria de Saúde do Estado, dos quais R$ 1,5 milhão apenas para o Hospital da Restauração. Parte deste montante ainda nem foi executado pela Secretaria. Por que tanta burocracia se a saúde é urgente? Completo descaso do Governo Paulo Câmara. Recursos não faltam. Falta gestão", criticou o parlamentar da Rede.

Em tempo, Túlio destaca que o ocorrido não é inédito. Em junho de 2019, recorda o parlamentar, noticiou-se desabamento ocorrido no teto da enfermaria localizada no 5º andar da unidade.

As secretarias da Fazenda e Saúde do Governo de Pernambuco se pronunciaram no fim dessa terça-feira, 3 de maio. A gestão estadual destacas as áreas de referência do Hospital da Restauração e o investimento de 17% das suas receitas em Saúde, montante superior aos 12% exigidos pela Constituição.

Confira, na íntegra, o posicionamento:

O Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra é a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco, referência para atender casos de queimaduras graves, intoxicação exógena e por animais peçonhentos, vítimas de violência – agressões por arma de fogo e arma branca - e acidentes de trânsito. Cerca de 15% dos atendimentos da unidade são de pacientes de outros Estado e, por mês, o serviço realiza uma média de 5 mil atendimentos na emergência e mais de 1,3 mil procedimentos cirúrgicos.

A constituição prevê que os estados devem gastar 12% da receita com a saúde, o Estado de Pernambuco é o que mais investe recursos próprios no setor no Nordeste, gastando por ano 17% , ou seja , bem acima da previsão legal. No Governo de Pernambuco não há contingenciamento de despesa para saúde , todos os recursos solicitados para obras, reformas ou custeio das unidades são liberados de forma rápida , tanto que montamos a maior rede de UTIs para a COVID do Norte Nordeste e Centro Oeste. O Estado de Pernambuco inaugurou, durante a Pandemia, novas unidades, como o Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada, e requisitou administrativamente, colocando em funcionamento em tempo recorde, o antigo Hospital Alfa. Além disso, para apoiar o HR, diminuindo a pressão sobre a unidade, já está funcionando o Hospital de Retaguarda em Neurologia (antigo Cesac), no bairro do Padro. A unidade, que foi requisitada no mês de março, já conta com 55 leitos e vem recebendo diversos pacientes encaminhados pelo HR todos os dias.

Tags

Autor