Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião

Blog de Jamildo

Por Jamildo Melo e equipe
DEFESA SOCIAL

Que irregularidades a SDS aponta contra chefe do Ciods?

Como a coluna adiantou, a Secretaria de Defesa Social se movimentou sobre o caso do chefe do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), Ricardo Fentes Gomes

Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 25/05/2022 às 14:40
O secretário de Defesa Social assina a portaria pedindo o afastamento - SDS/Divulgação

Como a coluna adiantou, a Secretaria de Defesa Social se movimentou sobre o caso do chefe do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), Ricardo Fentes Gomes. A pasta pede análise do caso pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), recomendando a demissão ao governador Paulo Câmara (PSB).

No pedido assinado por Humberto Freire de Barros, secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, atribui-se ao policial militar suposta conduta irregular em um processo licitatório no Ciods, considerada uma das áreas chaves da segurança pública.

A publicação, feita no Diário Oficial do Estado, encaminha o processo ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que averigua se houve ou não amplo espaço de defesa e proporcionalidade na pena aplicada.

Se o militar for considerado indigno para o oficialato o processo volta para SDS e, em seguida, vai para o governador eventualmente efetivar a demissão, dando a palavra final. Oficial da PM só pode ser demitido após esse aval do Tribunal de justiça (TJPE), antes da palavra final do governador.

Veja as considerações apontadas pelo secretário:

Imagem do Centro Integrado de Operações de Defesa Social, em dia de serviço - SDS/Divulgação

Dessa forma, o secretário decidiu aceitar o julgamento proposto pela tríade e determinou a remessa dos autos ao Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, pugnando para que a Câmara competente declare o oficial justificante indigno do oficialato ou com ele incompatível. Caso seja assim julgado, será determinada ao oficial a perda do posto e da patente.

De acordo com a publicação, na medida em que com a sua conduta, comprovadamente:

Com a palavra, o militar, caso queira apresentar defesa.

 

Tags

Autor

Veja também

últimas

VER MAIS