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Sindimetro diz que família Ferreira controla Metrô do Recife e deveria cobrar recursos a Bolsonaro

O candidato do PL, Anderson Ferreira, chegou a criticar o governador Paulo Câmara pela crise no Metrô do Recife, uma estatal federal

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Jamildo Melo

Publicado em 24/06/2022 às 15:29 | Atualizado em 25/06/2022 às 11:38
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Por Luiz Soares, presidente do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de Pernambuco, em artigo enviado ao blog de Jamildo

Venho aqui informar sobre a situação gritante que existe hoje no Metrô do Recife.

Metrô que há um bom tempo vem sendo sucateado, principalmente depois que o Governo Bolsonaro assumiu, o corte é gritante com relação aos investimentos e também as verbas de custeio para garantir a manutenção do sistema.

A gente vem passando por essa situação deprimente com quebras constantes nas nossas composições e também da via permanente por onde passa as nossas composições.

E isso é fruto da verba de manutenção, ou seja, da verba de custeio que o governo vem cortando drasticamente. É orçado pela parte de planejamento da empresa em valor que vem X, que aliás 20% deste valor e é difícil conviver com essa realidade.

A gente precisa de mais verbas de investimento, mais verbas de custeio, o que está vindo hoje é insignificante para que o metrô funcione bem. E a gente tem aqui a responsabilidade é o governo federal, não tem outro, porque ele é quem manda o aporte financeiro para o metrô do Recife, que é ligado a CBTU, que é uma empresa estatal federal, que está no processo de privatização que para nossa felicidade, o governo do Estado não aposta na privatização né?

Numa conversa que Paulo Câmara teve com o sindicato ele que disse que não assina nenhuma proposta com o governo federal sobre o processo de privatização/estadualização e qualquer situação que venha acontecer sobre o Metrô, ele vai colocar primeiro ao sindicato, não vai tomar nenhuma decisão até o final do seu mandato. Foi assim que colocou o Paulo Câmara, do Governo do Estado de Pernambuco.

No entanto, a gente tem aqui algumas pessoas que são responsáveis pelo sistema aqui no Estado de Pernambuco.

O atual superintendente é ligado ao ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, e eles deveriam correr atrás de mais recursos para a CBTU, ou seja, para o Metrô do Recife. Existe uma deficiência muito grande, eu gostaria que o superintendente Carlos Ferreira, patrocinado indicado pela Família Ferreira, principalmente pelo ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, agora candidato ao Governo do Estado, que ele se preocupasse com a questão dos investimentos, como também verbas de manutenção para o sistema.

A gente não pode ter um metrô funcionando nesta situação.

É por isso que eu digo, hoje, a responsabilidade do Estado, ela passa sim pela família Ferreira, por Anderson Ferreira, porque o indicado que hoje está na superintendência aqui em Recife, é Carlos Ferreira, que é a indicação da Família Ferreira.

Assim, como ele tem uma relação hoje muito estreita com Bolsonaro, ou seja, hoje o Anderson Ferreira é o candidato de Bolsonaro no Estado de Pernambuco, então a gente precisa sim que venha mais verbas de custeio para garantir a manutenção, mais verbas de investimentos, e infelizmente isso não vem acontecendo no Estado de Pernambuco. A gente precisa recuperar o metrô.

Hoje, aqui no Estado, quem pode fazer isso são os “Ferreiras”, principalmente Anderson Ferreira, porque ele tem a superintendência local, é ele quem comanda hoje o Metrô no Estado de Pernambuco, ou seja, o Metrô do Recife é Anderson Ferreira.

Eu gostaria que ele se sensibilizasse e a família toda na busca de recursos para o Metrô do Recife, no ponto de vista de verbas de custeio para garantir a manutenção, como verbas de investimentos.

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Cumprindo a agenda de compromissos em Brasília-DF, a direção do Sindmetro-PE se reuniu no Ministério do Desenvolvimento com o Secretário de Coordenação e Gestão, Fabrício Moreira e diretor de administração Alexandre Kalpper, para tratar da crise do metrô. - Divulgação

O sindicato faz o que o indicado de Anderson Ferreira não faz

Nós, sindicato, tivemos agora recentemente, na terça-feira dia 21, no Ministério do Desenvolvimento Regional, conversando com a assessoria do ministro Daniel Ferreira, que é o atual ministro do Desenvolvimento.

A gente esteve lá conversando e colocando como está a situação do Metrô do Recife. A assessoria e os técnicos analisaram, viram o relatório e estão dispostos a fazer a luta para garantir recursos, porque aqui tivemos um corte de mais de 50% nas verbas do ministério, a gente está fazendo esse debate.

Queremos sim que a porta orçamentária que estará sendo aberta em setembro garanta recursos necessárias para que a gente possa ter um Metrô funcionando com qualidade, com mais eficiência, garantindo a ida e vinda desses trabalhadores.

Para isso, é necessário que Anderson Ferreira tome pé da situação e que faça as coisas acontecerem. Hoje, o Metrô do Recife aqui no Estado passa pela sua responsabilidade até porque ele indica as pessoas que estão trabalhando hoje no Metrô do Recife. Na prática, é ele que está dirigindo o Metrô do Recife a partir do senhor Carlos Ferreira.

Eu acho que essa deveria ser o mote no momento para que o candidato Anderson Ferreira quando falar do Metrô. Assume também a responsabilidade para ele.

A responsabilidade sim é do governo federal, mas principalmente nessa busca de verbas aqui no Estado passa pela sua responsabilidade.

Um grande abraço e espero que vocês tenham compreendido o que está acontecendo no Metrô do Recife e a responsabilidade certo?

Um grande abraço e firmes na luta!

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