Política

Dani Portela crítica decisão de empréstimo milionário por parte de João Campos; saiba mais

A autorização já foi dada pela Câmara de Vereadores do Recife, por meio de lei municipal

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 01/07/2022 às 16:48 | Atualizado em 01/07/2022 às 16:54
Notícia
X

A vereadora do Psol, Dani Portela, criticou, nesta semana, a decisão do Prefeito João Campos (PSB) de contratar um empréstimo internacional avaliado em US$ 104.000.000,00 (cento e quatro milhões de dólares dos Estados Unidos da América) para investir na capital Pernambucana. Dani comentou que nem todos os vereadores concordaram com o Projeto.

”Eu, meu colega de bancada e alguns outros vereadores votamos contra, porque nós consideramos que o empréstimo está muito mal explicado pela Prefeitura”, disse a Vereadora.

Portela afirma que o projeto não foi especificado para a Câmara de Vereadores e muito menos para a sociedade Recifense, a respeito do propósito a ser feito com a grande quantia adquirida. O valor a mais que será pago também não foi divulgado, além do que será repassado ao município.

“Em um contexto em que, somente no ano de 2021, o município já elevou em mais de 300% sua despesa com dívidas, consideramos um abuso que a Prefeitura pretenda endividar ainda mais a nossa cidade sem nem explicar o que fará com o dinheiro!”, completou Dani Portela.

A autorização já foi dada pela Câmara de Vereadores do Recife, por meio de lei municipal. Com isso, o foco da gestão municipal é assinar uma "operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID".


Na suposta liberação do dinheiro, o empréstimo ocorrerá na modalidade “Policy Based Loan – PBL (Empréstimo Baseado em Políticas), designado ao Programa para Promoção da Sustentabilidade Fiscal e Melhoria da Efetividade do Gasto Público do Município do Recife, no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal".

A prefeitura do Recife ainda precisará obter o aval do Ministério da Economia, do Governo Federal, pois o empréstimo, por lei, precisa da garantia da União.

Tags

Autor