ELEIÇÕES 2022

Rubens Júnior é exonerado da Prefeitura de Caruaru; aliados e adversários brigam por fato político

Rubens Júnior deixou nesta semana a Prefeitura de Caruaru. Após a exoneração, adversários políticos e aliados de Raquel Lyra disputam narrativa do fato político

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 05/07/2022 às 22:10 | Atualizado em 05/07/2022 às 22:11
Notícia
X

Rubens Júnior deixou nesta semana a Fundação de Cultura da Prefeitura de Caruaru. Após a exoneração, adversários políticos apontam que trata-se de nova demonstração do descompasso entre o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Raquel Lyra (PSDB). À coluna, pessoas próximas ao ex-secretário negam.

Nos bastidores, adversários de Raquel Lyra apontam que a exoneração, ocorrida logo após o encerramento do São João de Caruaru, seria uma resposta à Raquel Lyra. Além disso, indicam que mais demissões podem seguir a de Rubens Júnior.

Aliados, ouvidos sob reserva pela coluna, apontam que tudo estava planejado. Rubens ficaria na Fundação de Cultura até o encerramento do São João da cidade e, depois, sairia para cuidar da campanha de Raquel Lyra.

O secretário faz parte do grupo político da ex-prefeita, que deixou o cargo para concorrer ao Governo de Pernambuco. Rubens, em tempo, é aliado antigo da família: foi chefe de gabinete do ex-governador João Lyra Neto.

"Ele pode até participar da campanha dela, mas vai demitir todos que são íntimos de Raquel. (...) O prefeito queria exonerar ele no dia da polêmica da proibição de citar nomes de políticos no São João", diz um adversário.

Divulgação
INVESTIMENTO Ex-prefeita de Caruaru disse que ampliará o ensino integral e vai incentivar o empreendedorismo - Divulgação

A versão é contestada. "Ficaria desconfortável ele ficar no cargo institucional e, ao mesmo tempo, ficar tocando a pré-campanha de Raquel Lyra. Ele sai apenas porque fará parte da coordenação da campanha", diz uma fonte do PSDB.

O discurso é o mesmo adotado em nota oficial da Prefeitura: "Nesta terça-feira (05), Rubens Júnior deixa a presidência da Fundação de Cultura de Caruaru para se dedicar à campanha eleitoral da pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra. Rubens Júnior foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do São João 2022 e, por isso, fica externada nossa gratidão por tanto empenho e dedicação".

Tags

Autor