Exclusivo

Danilo Cabral: 'Com Lula na presidência, Pernambuco era feliz. Bolsonaro só traz confusão e carestia'

Danilo Cabral, candidato do PSB, escreve artigo especial para o Blog de Jamildo sobre as eleições em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/07/2022 às 11:33 | Atualizado em 28/07/2022 às 13:55
Notícia
X

Por Danilo Cabral, deputado federal e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, em artigo exclusivo enviado ao Blog de Jamildo, após fala de Anderson Ferreira contra Lula. Confira, abaixo, na íntegra:

As recentes manifestações de Anderson Ferreira são tudo menos surpreendentes. Ao atacar o ex-presidente Lula e suas grandes realizações em favor de Pernambuco, ele faz exatamente o que se espera do candidato de Bolsonaro e da extrema-direita inimiga do Nordeste, do Brasil e do povo brasileiro: mente com cinismo e sem medo de ser desmascarado pelos fatos.

Por princípio, eu deveria cuidar de coisas mais importantes e deixar o candidato do Bozo falando sozinho. Mas, na conjuntura que estamos atravessando, com a extrema-direita tramando golpe e se utilizando, sobretudo, das redes sociais para tentar confundir a opinião pública, resolvi deixar aqui alguns dados que falam por si.

Quando o ex-presidente Lula deixou a Presidência da República, em dezembro de 2010, Pernambuco era feliz - e sabia! Pesquisas de opinião divulgadas na época davam a ele e ao então governador, Eduardo Campos, percentuais de aprovação popular superiores a 90%, sendo que mais ou menos 85% atribuíam os conceitos ótimo ou bom às duas gestões.

Isso não acontecia por causa do carisma - imenso! - dos dois grandes líderes, nem por uma boa vontade especial dos Pernambucanos que, sabemos todos, são quase sempre extremamente críticos, sendo esta nossa maior qualidade.

Lula (e Eduardo) eram aprovados por quase todos simplesmente por terem realizado a mais extraordinária obra administrativa de todos os tempos, tão expressiva e tão efetiva na vida das pessoas que o cinismo do candidato de Bolsonaro jamais conseguirá empanar.

Alguns dados:

1. Pernambuco conquistou a sonhada refinaria de petróleo, sonho quimérico de gerações. Quem tiver dúvida vá lá em Suape e veja um imenso complexo que empregou 20 mil trabalhadores somente na obra e outros milhares depois que entrou em operação. Mas vá rápido antes de Bolsonaro privatizar, como fez com a Chesf.

2. Por decisão de Lula, Pernambuco recebeu cinco estaleiros para construir navios e plataformas para extração de petróleo em alto mar. Vinte mil pessoas foram empregadas. Melhor: cortadores de cana e biscateiros foram capacitados em cursos viabilizados pelo governo e saíram da miséria para o mundo do trabalho industrial, qualificado e bem remunerado.

3. Por decisão da dobradinha Lula - Eduardo, Pernambuco se tornou a locomotiva do Nordeste e perdeu o complexo de inferioridade em relação a outros estados. Vale lembrar que, por meio PAC, o Governo Lula investiu R$ 97 bilhões no Nordeste, sendo R$ 50 bi em Pernambuco.

4. A atenção de Lula por Pernambuco era tão grande que ele veio o estado 42 vezes nos seus dois mandatos, situação sem precedentes. Mas não vinha a passeio. Sempre trazia investimentos e ações. Numa delas, em dezembro de 2010, anunciou a implantação da maior e mais moderna fábrica de automóveis das Américas, a Jeep, instalada em Goiana. O velho estado açucareiro se tornou exportador de carros para o mundo inteiro.

5. Lula foi responsável pelos que citei e por muitos outros grandes investimentos estruturadores. Duplicou a BR 101, iniciou a Transnordestina etc. Mas não posso esquecer das ações na área social. A política de valorização do salário mínimo, com reajustes acima da inflação todos os anos, e mais a aposentadoria do trabalhador rural, o Bolsa Família e outras iniciativas voltadas para os que mais precisam produziram um quadro de bem-estar social que beneficiou toda a população. Mais de 20 milhões saíram da Pobreza absoluta.

6. Como resultado destas políticas, a segurança alimentou virou regra e o Brasil foi excluído do mapa da fome mundial. Mais do que isso: as pessoas tiveram condições de melhorar suas casas, comprar um carro e viajar (sim, de avião!), para conhecer lugares e rever parentes.

7. E a educação? Nunca antes vista tivemos avanços tão expressivos. Até o governo lula só havia universidade pública no Recife. Até a Rural fica na capital. Depois Lula instalou universidades em Petrolina, Salgueiro, serra talhada, Caruaru, Vitória de Santo Antão e outros.

8. Quanto à Transposição do São Francisco, causa indignação a fala do candidato bolsonarista porque Lula teve que ter muita coragem para enfrentar e derrotar a resistência das elites da direita e fazer a obra da redenção do Nordeste. Ao final dos governos do PR 88% estavam concluídos.

Haveria muito mais a dizer para fazer justiça ao maior presidente que o Brasil já teve, mas fico por aqui, sem medo de comparação porque a grande obra e de mudança da vida do povo que Bolsonaro fez em Pernambuco foi trazer de volta a carestia e o desemprego e atrapalhar o governador Paulo Câmara.

É por isso que Lula vai voltar para retomar os projetos que começou e vamos trabalhar em dobradinha, revivendo a parceiro do tempo de Eduardo Campos e fazer Pernambuco, apoiado pelo Governo Federal, ser e feliz outra vez, com um presidente aliado e não com um adversário, como temos hoje.

Tags

Autor