Educação nacional

LULA VETA ROBÓTICA: Entenda o veto de Lula na educação

Saiba porque Lula vetou parágrafo da Política Nacional de Educação Digital que fala sobre ensino de letramento digital e ensino de computação

Imagem do autor
Cadastrado por

Antônio Gois

Publicado em 19/01/2023 às 7:51 | Atualizado em 19/01/2023 às 7:58
X

Na última semana, o presidente Lula (PT) sancionou a Política Nacional de Educação Digital (Pned). Porém, três vetos, ligados à aulas de robótica, programação e educação digital, foram amplamente discutidos e se tornaram polêmica.

Entenda nesta matéria os vetos do governo Lula na educação. As informações são da Agência Senado e da Câmara dos Deputados.

LULA VETOU ROBÓTICA EM ESCOLAS? ENTENDA VETO DE LULA

A Polícia Nacional de Educação Digital (Pned) fornece uma estruturação de incentivo ao ensino de computação, programação e robótica em escolas.

Porém, Lula vetou um dos parágrafos que tem foco no letramento digital e ensino de computação, programação, entre outras competências digitais, como componente curricular do ensino fundamental e do ensino médio.

Saiba porque LULA VETOU as aulas

A justificativa do presidente Lula foi de que a proposta contraria a Lei 9.394, que consiste na homologação do ministro da Educação, Camilo Santana, e na aprovação do Conselho Nacional de Educação para a inclusão de novos assuntos obrigatórios na Base Nacional Comum Curricular.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que serve de referência obrigatória para instituições públicas e privadas. É base da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Ou seja, caso Lula aprovasse o texto como um todo, o presidente estaria passando por cima de leis que regem a educação brasileira, assim como de outros ministérios de seu governo.

Assista: Durante a campanha, Lula afirmou que foi o único presidente a se preocupar com a educação no Brasil

Tags

Autor