turismo

Ocupação de pousadas em Noronha DESPENCA até 80%. Saiba o motivo

A nova diretoria da Associação de Donos de Pousadas fez um balanço

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 10/03/2023 às 8:52 | Atualizado em 13/03/2023 às 12:22
Notícia
X

O site G1, da TV Globo, informa que a nova diretoria da Associação de Donos de Pousadas de Fernando de Noronha, que assumiu a entidade no final de janeiro de 2023, fez um balanço e constatou uma redução 80% para 50% na taxa de ocupação de hospedagem na ilha. Essa comparação avaliou as reservas entre janeiro e 9 março de 2022 e o mesmo período neste ano.

Segundo os dirigentes da associação, o principal motivo apontado pela queda na movimentação de visitantes foi a proibição de pousos de aviões de grande porte. Desde 12 de outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o pouso de aerojatos na ilha por causa das condições na pista do aeródromo.

Leia Também

As empresas Azul e a Voepass operam em Noronha com aeronaves tipo ATR. Já a Gol, que realizava viagens diárias para Fernando de Noronha, cancelou a operação e informou que só voltará a atender à ilha quando forem autorizados pousos de boeings.

“Nós acreditamos que a redução do turismo foi causada pelos problemas na pista do aeroporto. As pessoas têm medo de voar em aviões menores. A nossa avaliação é que a operação em aeronaves menores prejudicou o turismo local”, afirmou a vice-presidente da Associação dos Donos de Pousada, Paula Johnson.

A nova diretoria assumiu a associação no final de janeiro de 2023. A instituição foi criada em 1994 e conta com 50 estabelecimentos associados.

Leia Também

O presidente da associação de pousadeiros, Ailton Flor, disse que já teve reuniões com os novos gestores da Administração da Ilha e solicitou que a obra de recuperação do aeroporto fosse acelerada. A direção da entidade espera que o serviço seja concluído até o início do segundo semestre de 2023.

A obra é de responsabilidade do governo do estado. Os representantes da gestão anterior informaram, em dezembro de 2022, que o serviço seria executado em um ano, com previsão de conclusão em outubro de 2023.

O g1 entrou em contato com a assessoria de comunicação do atual governo para confirmar o cronograma da obra, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

A Administração de Fernando de Noronha divulgou que a ilha bateu recorde e recebeu 149.839 pessoas em 2022. Foi o maior fluxo de visitantes no arquipélago, atrás apenas do ano de 2021, quando foram registrados 114.106 visitantes.

Leia Também

“Nós achamos esses números estranhos e solicitamos ao novo superintendente de Turismo da Administração de Noronha uma reavaliação desses dados. Acreditamos que a quantidade de visitantes pode ser menor no ano passado”, afirmou Ailton Flor.

O presidente da Associação de Donos de Pousadas avaliou que Fernando de Noronha reduziu a participação em feiras de turismo, nacionais e internacionais, outro motivo para a queda na taxa de ocupação.

“Existem eventos que são tradicionais, que não podemos deixar de participar, como a Feira da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), que, neste ano, acontece em setembro, no Rio de Janeiro. Noronha precisa ter um lugar especial de divulgação, podemos estar no estande de Pernambuco, mas acreditamos que também podemos ter um estande exclusivo da ilha neste evento”, disse Ailton Flor.

Antônio Melcop/Setur-PE
Baía do Sancho, em Fernando de Noronha - Antônio Melcop/Setur-PE

Ele afirmou, ainda, que é preciso reforçar o marketing do destino Noronha na mídia, criar eventos para a baixa estação e realizar a capacitação da mão de obra local.

O presidente da associação dos pousadeiros também declarou que pretende trabalhar em parceria com a Administração da Ilha, a Secretaria Estadual de Turismo e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Apesar das dificuldades encontradas, a expectativa da associação é positiva. “Nós acreditamos que, no segundo semestre, podemos voltar à taxa de 80% dos estabelecimentos. Essa é nossa meta”, declarou Ailton Flor.

Tags

Autor