ao vivo

Julgamento de Bolsonaro no TSE continua nesta terça (31); assista ao vivo sessão

Bolsonaro tem 3º dia de julgamento no TSE em novas ações sobre o Bicentenário da Independência. Assista ao vivo o julgamento do ex-presidente e entenda situação

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 31/10/2023 às 8:49
Notícia
X

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) continua nesta terça-feira (31), a análise das ações contra Bolsonaro começaram a ser feitas na terça-feira passada (24). As acusações são contra as ações do ex-presidente durante o Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022. 

Julgamento de Bolsonaro no TSE continua a julgar atos no 7 de setembro nesta terça (31)

Nesta terça às 19h é retomado o julgamento de Bolsonaro no TSE. São julgadas se Bolsonaro realizou abuso de poder político e econômico durante o 7 de setembro do ano passado. A acusação apresenta que Bolsonaro usou um evento oficial como presidente da República para cunho eleitoral. 

O conjunto de ações de ações sobre o assunto foram movidas pelo PDT e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que se candidatou à presidência em 2022 pelo União Brasil. A defesa de Bolsonaro afirma que as provas apresentadas detêm irregularidades e o processo deveria ser arquivado. 

Apesar de ter solicitado o arquivamento do último conjunto de ações julgadas contra Bolsonaro, o Ministério Público Eleitoral (MPE) acompanhou as teses da acusação neste novo julgamento, recomendando pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro e indicou a absolvição de seu candidato à vice, General Braga Netto (PL). 

 

Como Bolsonaro já foi julgado como inelegível por 8 anos em 2023, uma condenação desse tipo não traria grandes mudanças para o ex-presidente, já que o período máximo de inelegibilidade que pode ser acumulada é de até 8 anos. Jair Bolsonaro também pode ser condenado a pagar uma multa. 

Assista ao vivo o 3º dia do julgamento de Bolsonaro no TSE

Situação atual do julgamento de Jair Bolsonaro no TSE

O julgamento de Bolsonaro sobre o 7 de setembro de 2022 já se encaminha para o seu terceiro dia. Na última quinta-feira (26), três ministros do TSE já tinham expostos seus votos. Até agora a votação está de 2 a 1 para que Jair Bolsonaro seja condenado

O voto do relator, ministro Benedito Gonçalves, foi o primeiro a indicar pela condenação de Bolsonaro para alegação de que tenha utilizado um evento público como presidente para fins eleitorais. 

Tags

Autor