Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Varejo perde rede Jurandir Pires, referência do segmento de enxovais para bebês e tecidos de Pernambuco

Nota de encerramento tem a marca da seriedade da empresa, informando que se preparou para deixar o mercado com dignidade

Fernando Castilho
Fernando Castilho
Publicado em 03/07/2021 às 23:45
Notícia
DIVULGAÇÃO
TRAJETÓRIA Rede chegou a 11 lojas, que ofereciam 15 mil itens de cama, mesa e banho, móveis e decoração - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Um comunicado distribuído neste sábado (3) pelo empresário Jurandir Pires Filho marcou o encerramento das atividades do Jurandir Pires Galdino & Cia Ltda, grupo de lojas especializadas em cama, mesa e banho que esteve por 60 anos no mercado nordestino.

"Hoje fecha a última unidade da Jurandir Pires. Em nome de meu pai e minha mãe, queremos agradecer a todos pelos 60 anos de existência. A todos os clientes, fornecedores, governo federal e governo estadual. Todos os funcionários serão pagos (já com recurso em conta-corrente), governos e fornecedores. Tudo tem um ciclo onde começa e acaba. O nome Jurandir Pires é muito forte, tendo assim a sabedoria de ter colaborado com empregos", escreveu Jurandir Filho, herdeiro da companhia que Jurandir e Inês Pires fundaram em Afogados da Ingazeira, distante 386 km do Recife, em 1963.

Jurandir Pires virou uma marca no segmento de varejo para gestantes e bebês. A empresa expandiu os negócios para cama, mesa e banho e sua loja na Rua das Calçadas, 167, virou uma referência nesse nicho. A loja teve sua primeira filial na Rua do Livramento, até que chegou ao Shopping Recife, atendendo a um convite do empreendimento.

A loja do mall levou a companhia a abrir uma nova unidade no Salvador Shopping, do Grupo JCPM, que revolucionou o mercado local pelo modelo e amplitude do número de itens do negócio.

A partir dessa unidade, vieram as lojas de João Pessoa, na Paraíba; Aracaju, no Sergipe; e a ampliação no Recife, uma delas na Ilha do Retiro, em frente à sede do Sport.

Em 2015, no meio da crise econômica, a rede abriu sua unidade em Caruaru. A loja, no Caruaru Shopping, tinha 1.350 metros quadrados e recebeu um investimento de R$ 5 milhões, com a geração de 60 empregos diretos e 180 indiretos.

Naquele ano, grupo anunciou ainda o lançamento do seu e-commerce, que começou a funcionar em 2016, após um investimento de R$ 1,5 milhão.

DIVULGAÇÃO
Jurandir Pires CARUARU - DIVULGAÇÃO

 

História

Foi o ápice da empresa fundada pelo empresário Jurandir Pires, natural de Tabira e quarto filho de oito irmãos. Após perder o pai, Jurandir começou a trabalhar aos nove anos com a avó, entregando leite com a ajuda de um jumento.

Ele mudou-se para Afogados da Ingazeira quando tinha apenas 12 anos e, com o tio, trabalhou em uma mercearia, vendendo no balcão. Era o início de uma história de sucesso, dedicação e muito trabalho.

Em 1963, junto com a mulher, ele abriu a empresa. Jurandir decidiu vir para o Recife, onde fundou a primeira loja de sua rede. Era um momento de mudanças e uma aposta arriscada: foi preciso alugar uma casa para a família e manter a Loja do Povo - que só vendia tecidos e havia sido comprada do tio com quem trabalhou por mais de dez anos - funcionando em Afogados da Ingazeira.

A loja sertaneja havia sido comprada após muito tempo trabalhando como mascate, montando feiras em diversas cidades pernambucanas, e a empreitada só foi possível graças ao apoio de sua companheira, Inês, – com quem divide a vida até hoje – que trabalhou como professora para ajudar a sustentar os quatros filhos.

Estrutura e inovação

A rede Jurandir Pires chegou a 11 lojas, e suas unidades passaram a oferecer mais de 15 mil itens de cama, mesa e banho, artigos utilitários, móveis, decoração e ainda produtos do enxoval de bebês.

A Jurandir Pires ampliou suas operações e passou a trabalhar com listas de casamento, um dos fortes da rede, que corresponde a 20% do orçamento da marca. E empresa percebeu que as pessoas desejavam a comodidade e qualidade de produtos e atendimento.

Foi assim que a pequena loja de tecidos batizada com o nome de seu fundador, Jurandir Pires Galdino, no sertão nordestino, em Afogados da Ingazeira, se transformou na maior rede lojas do segmento.

Embora tivesse uma boa presença nos segmentos de Cama, Mesa e Banho, Universo do Bebê, Utilidades do Lar e Presentes e Móveis e Decoração, a Jurandir Pires era reconhecida pela sua expertise em produtos para gestantes e bebês.

Dentro de suas lojas estavam disponíveis mais de 25 mil itens, todos com uma qualidade inquestionável. Com este número, a loja se consolida como a primeira e única do Recife a oferecer tanta variedade.

A empresa evoluiu para ser importadora direta e melhorou seu mix de produtos, inclusive importando itens de diversos países, como China, Estados Unidos, Indonésia, França, Itália, Alemanha, Índia, entre outros.

Além das opções tradicionais oferecidas aos clientes, a Jurandir Pires teve cartão próprio da rede de lojas. Ela foi uma das primeiras a ter serviços de e-commerce no site, no qual era possível criar listas para diferentes eventos e incluir presentes.

O objetivo era oferecer a facilidade de compra dos presentes, que se tornava muito mais prática e ágil, e a seleção e inclusão de produtos solicitados podiam ser feitas de maneira mais rápida e menos cansativa. Podiam ser criadas listas para Casamento, Bodas, Chá de Panela, Chá Casa Nova e Chá Bar.

Dificuldades

Parte das dificuldades da Jurandir Pires se deve a problemas naturais de empresas de pequeno porte que se tornam médias, e a partir daí têm que virar uma grande corporação e se manter na dianteira frente a concorrência.

Jurandir cresceu com a alavanca da importação de produtos da China, mas a concorrência entendeu o seu modelo de negócios e também passou a oferecer os mesmos produtos com preços menores. A companhia, que tinha forte endividamento, decidiu se recolher e foi fechando suas unidades uma a uma, até que ontem fechou a loja onde começou a operar no Recife.

A empresa também era conhecida pelo respeito aos seus colaboradores, que nos sites de RH na internet publicam mensagens de admiração pela companhia.

A nota de encerramento tem a marca dessa seriedade, informando que se preparou para deixar o mercado com dignidade, como diz o empresário Jurandir Pires Filho.

Comentários

Últimas notícias