JC NEGÓCIOS: CTTU e DER têm atestado de inépcia e, agora, de morte em túnel do Recife

O que mais assusta o cidadão-contribuinte é o desprezo tanto do Estado como do município mesmo com a morte de uma pessoa
Fernando Castilho
Publicado em 05/08/2022 às 8:00
Túnel Felipe Camarão segue interditado com cavaletes. Nesta quinta-feira (3), agentes da CTTU foram vistos no local Foto: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM


Por qualquer ângulo que se aborde a questão da inundação do Túnel Felipe Camarão, fechado há 19 dias devido à inundação por águas da chuva e vandalismo no seu sistema hidráulico, não há como fugir da percepção que estamos diante de um caso de incompetência e desprezo do DER-PE e da CTTU.

Como explicar, após semanas, que o equipamento esteja inoperante e o DER-PE não tenha tomado uma providencia básica de deslocar bombas de sucção para retirar a água acumulada e liberar o tráfego? A nota da autarquia é um atestado de inépcia quando diz que está providenciado a substituição do projeto hidráulico. Certo. Mas enquanto isso o túnel ficará inundado?

O que mais assusta o cidadão-contribuinte é o desprezo tanto do Estado como do município mesmo com a morte de uma pessoa. Depois da colocação de uma fita de proteção, os dois órgãos deram o problema como equacionado. No caso da CTTU, nem mesmo um sistema de alerta nos acessos ao túnel foi ativado. Está claro que, por ser numa zona urbana da periferia, o problema não é prioridade. Difícil imaginar que isso no túnel da Avenida Antonio de Góis ou da Rua Benfica já não tivesse sido resolvido.

Mas certamente vamos esperar uma licitação para a realização de obras. E como vai demorar, bem que o IPA poderia aproveitar a água acumulada e desenvolver um projeto de piscicultura. Pode servir para criação de tilápias até que o problema se resolva.

Mulher, negra e empoderada

A Avon está desenvolvendo o Projeto DIVA, focado em atrair, reter e desenvolver talentos negros, e acelerar o cumprimento das metas do compromisso antirracista da marca, chegando a 30% de mulheres negras em posição de liderança até 2030. Este ano, 51% dos novos contratados são negros.

Paul Krugman no Brasil

O economista americano Paul Krugman, um dos mais influentes do mundo, está no Brasil nesta quarta-feria para falar na Febraban Tech 2022, evento focado em tecnologia e inovação do setor financeiro ao lado do conselheiro do Bradesco, Maurício Minas.

Modelo de autoconhecimento

Nesta segunda e terça feiras, o Real Hospital Português recebe o psicoterapeuta Carlos Catuípe para ministrar o treinamento Mente Vencedora. Um modelo de autoconhecimento, relações profissionais e foco.

Lojas do Assaí Atacadista

Nos últimos seis meses, o Assaí Atacadista inaugurou três novas lojas em Pernambuco (Petrolina, Cabo de Santo Agostinho e Recife), tem mais duas lojas até o fim do ano, onde funcionavam hipermercados, na Benfica e Boa Viagem.

Nova escola de Wizard

O empresário Carlos Wizard, criador da escola de inglês Wizard, e detentor das marcas Rainha, Topper, KFC, Pizza Hut e Taco Bell, e que se notabilizou pelo apoio a Bolsonaro na CPI da Saúde, anunciou o início das aulas da sua nova rede de franquias Mister Wiz, focada em educação empreendedora de alunos entre 7 e 17 anos.

Das toalhas aos talheres

A Tolive se prepara para entregar o edifício ONE, primeiro empreendimento da incorporadora e pronto para locação e moradia três meses antes do prazo. As unidades serão entregues totalmente mobiliadas e com enxoval completo, das toalhas aos talheres e eletrodomésticos, em todos os 120 apartamentos.

Café foi calmante na pandemia

Durante o lockdown na pandemia de covid-19, em 2020, o Brasil registrou um pico de 30 milhões de ocasiões de consumo de café torrado, movimento que se manteve em 2021, mesmo com o aumento de preço - com o quilo do café torrado registrando um salto de, em média, R$ 17 em 2021 para R$ 28 este ano, segundo relatório Consumer Insights da Kantar, que apontou um forte queda em 2022 por força dos preços.

TAGS
Coluna JC Negócios fernando castilho
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory