Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br
Transporte de Passageiros

Cidade do Porto tem sistema de ônibus estatal que funciona e tem frota nova movida a gás natural e eletricidade

Empresa tem 140 anos e voltou a ser estatal (controlada por um conjunto de municípios ao redor do Porto), operando uma nova frota antipoluente

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Fernando Castilho

Publicado em 08/08/2022 às 10:25 | Atualizado em 08/08/2022 às 12:53
Fronta nova e movimda a gás natural com onibus de dois andares. - FERNANDO CASTILHO

Segunda cidade mais importante de Portugal, depois da capital Lisboa, o Porto, com 250 mil habitantes, se orgulha de ter uma economia forte e uma gestão municipal que é referência para qualidade dos serviços de limpeza e de apoio ao turismo.

Mas, nos últimos anos, o serviço de transporte urbano vem se destacando pela qualidade da frota movida a gás natural e a eletricidade, que atende também as cidades vizinhas de Matosinhos e Maia, Gondomar e Vila Nova de Gaia, numa população de aproximadamente 500 mil pessoas, que contam com os serviços de Metrô e trens intermunicipais. No ano passado, o sistema transportou 50 milhões de pessoas.

De fato, o Porto tem uma frota nova e moderna, e um suporte ao passageiro que impressiona, especialmente, aos brasileiros acostumados a um serviço por ônibus que está a quilômetros do Porto e sua Área Metropolitana.

Para quem acredita que o sistema funciona bem porque é privado, é importante saber que ele é estatal. Desde janeiro de 2021 que se concretizou a intermunicipalização da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), com a transmissão da totalidade das ações representativas do capital social da STCP, do Estado para os Municípios de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo e Vila Nova de Gaia. A STCP passou se chamar Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.

Frota nova e anti-poluente - FERNANDO CASTILHO
O Metro tem conexão com o serviço de onibus - FERNANDO CASTILHO
Suporte de bicicletas para ajuda no serviço de onibus - FERNANDO CASTILHO
Frota de onibus elétrica - FERNANDO CASTILHO
Onibus com horariso definidos - FERNANDO CASTILHO
Terminal de Passageiros - FERNANDO CASTILHO
Onibus com chegadas em horarios nas paradas - FERNANDO CASTILHO
Frota de onibus da cidade do Porto Portugal - FERNANDO CASTILHO
Fronta nova e movimda a gás natural com onibus de dois andares. - FERNANDO CASTILHO

A STPC tem uma frota de 444 ônibus, onde 83% (381) são movidos a gás natural e 6% (28) a energia elétrica, e apenas 35 ainda movido a diesel. A empresa tem 1.333 profissionais, e esse ano deve faturar 76 milhões de Euros com expectativa de 80 milhões de Euros em 2023 e 83 milhões em 2024. A previsão de reajustes das tarifas é de 1,1% ano que vem.

No final do ano passado, quando o processo de renovação de frota foi concluído, a maior operadora de transportes públicos da AMP (Área Metropolitana do Porto) colocou em operação 274 novas viaturas, movidas a gás natural e elétricas. O processo de substituição da frota começou em 2018, visando ter toda frota movida a gás natural e eletricidade.

Como resultado da renovação da frota, a STCP tem vindo a reduzir significativamente as emissões de CO2 dos seus veículos. Menos 2 mil toneladas de emissões de CO2 foram propagadas em 2020, comparativamente a 2019.

Estima-se ainda que a eletricidade, proveniente apenas de fontes renováveis, utilizada na operação e nas instalações da empresa tenha evitado a emissão de 1125 toneladas CO2 no ano passado.

Uma coisa que chama a atenção é que a nova frota vem atraindo publicidade como um novo serviço, a STCP conta já com empresas como o Coliseu do Porto, Continente, OmDesign, Sogrape, Trofa Saúde, Unicer e Vodafone.

O resultado disso é um sistema que funciona e com os ônibus que passam no horário previsto. A empresa oferece um app (move-me.amp), disponível na App Store (para Iphone) ou na Play Store (para Android), que permite consultar as próximas paradas das linhas

O sistema permite a compra de passagens mensais de 30 Euros para a uso na cidade e 40 Euro para toda Área Metropolitana. As passagens pagas nos veículos custam entre 1,2 Euro e 4,05 Euros no município e de 4,20 a 13,90 Euros na Área Metropolitana. Para turistas existe um bilhete que custa 7 Euros.
Este ano, a empresa está comemorando 140 anos de operações.

Na verdade, os transportes coletivos nesta cidade remontam, no entanto, a 1872, ano em que a "Companhia Carril Americano do Porto" foi iniciadora em Portugal da sua exploração.

A designação do Serviço de Transportes Colectivos do Porto surgiu em 1946, com o Resgate da Concessão feita pela Câmara Municipal do Porto a um grupo de empresários, para o transporte de pessoas. Esta concessão durou 40 anos. Mas em 1994 dá-se a passagem a sociedade anônima (de capitais exclusivamente públicos), passando a designar-se Sociedade de Transporte Colectivos do Porto, S.A.

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