Feira Super Mix aposta na tecnologia no varejo

Evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco de 5 a 7 de outubro
JC360
Publicado em 14/09/2022 às 18:04
Annie, a primeira robô humanoide brasileira Foto: Divulgação/Feira Super Mix


Você já imaginou ir em um restaurante, supermercado ou hotel e ser atendido por um robô com características humanas? Pois saiba que isso já é possível fora dos enredos de filmes futuristas.

E mais perto do que você imagina: a empresa recifense BM Informática, em parceria com a Human Robotics e a Active ID, apresentará na Super Mix a Annie, a primeira robô humanoide brasileira, que opera diversos serviços de gestão e atendimento no varejo.

A novidade será apresentada na Feira Super Mix, realizada pela Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa),a Insight Feiras & Negócios, com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio do Sebrae/PE, de 5 a 7 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

O diretor da BM Informática, Benjamin Machado, explica que a inteligência artificial é capaz de interagir com o consumidor, direcionando todo o atendimento. “Nós conectamos nosso software com a Annie para interação com o consumidor, guiando toda a experiência do cliente dentro do local, seja o direcionando até o produto desejado ou dando instruções de como utilizar o autoatendimento em diversos idiomas. Além disso, o software robô desenvolvido pela BM Informática faz toda a parte de gestão de produto e estoque, evitando desperdício e que produtos vencidos passem no caixa.”

Divulgação/Feira Super Mix - Inteligência artificial é capaz de interagir com o consumidor, direcionando todo o atendimento

Inovação e tecnologia

Esta é só uma das inovações que o segmento varejista vem adotando como estratégia, com uso de inteligência artificial, automações, múltiplos canais de vendas, ferramentas de conhecimento do consumidor (CRM) e otimização da experiência do cliente no ambiente físico e digital.

“Hoje, os consumidores vão menos vezes ao supermercado, mas acabam fazendo compras maiores. Esse é um dos comportamentos que se estabeleceram durante a pandemia. Por isso, precisamos de estratégias para uma melhor exposição de produtos. Para, assim, entregar cada vez mais uma experiência alinhada com a expectativa de compra do cliente, tornando indispensável o uso de CRM, que são as ferramentas de gestão de relacionamento com o consumidor, para que sejamos cada vez mais assertivos em saber o que ele precisa”, destaca o presidente da Apes, João Alves Cavalcante.

A tendência é a integração entre as lojas digital e física, oferecendo uma experiência completa para o cliente. Mas, não é somente a experiência do consumidor que sobe de nível com essa junção, o empreendedor pode aumentar a produtividade da equipe e reduzir custos e falhas no seu negócio.

O diretor da Insight Feiras & Negócios, Rodrigo da Fonte, um dos organizadores da Super Mix, ressalta as vantagens de usar recursos tecnológicos no varejo. “O varejista pode utilizar as tecnologias como aliadas e, assim, reduzir também a necessidade de um amplo espaço físico em loja, podendo, por exemplo, recorrer ao depósito apenas após a solicitação de venda. São muitas as possibilidades que o empresário ganha ao escolher caminhar ao lado da tecnologia. ”

Divulgação/Feira Super Mix - A Feira Super Mix trará inteligência artificial, automações, ferramentas de conhecimento do consumidor e otimização da experiência do cliente no ambiente físico e digital

Além da robô Annie, outras novidades que revolucionam o atacado e varejo, como o selfcheckout e o SmartCar, o carrinho de compras inteligente, estarão expostas na Super Mix. As inovações tecnológicas também serão debatidas na Super Mix Talks, que contará com a presença do estrategista e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis e atacarejos Leandro Rosadas. Ele abrirá as palestras da edição na quarta-feira (5 de outubro), às 17h, falando sobre o tema “gestão e tecnologia como aliados do varejo”.

O especialista vai apresentar quais as próximas tendências de tecnologia do setor e como os varejistas podem preparar suas lojas para o novo momento de consumo. “O setor supermercadista, na sua maioria, ainda não está preparado para avaliar os indicadores que a tecnologia pode oferecer. Existe uma dicotomia entre o mercado que precisa de informação para tomada de decisão e os gestores que precisam estar capacitados para entender das métricas e dos indicadores”, diz Leandro.

Ele ainda explica que é essencial trazer inovações para o negócio, mas que isso deve ser feito com entendimento e cautela. “Os investimentos em tecnologia devem ser feitos, mas o varejista precisa ser cauteloso e entender que nesse primeiro momento ele não terá retorno financeiro. É importante lembrar que no nosso setor a eficiência operacional é um diferencial”, finaliza.

E esse diferencial tem impacto direto no faturamento das empresas. É o que garante o presidente da Aspa, Inácio Miranda. “Com a pandemia, as empresas tiveram que enxugar custos e, consequentemente, organizar seus processos. Passaram a usar o WhatsApp para vendas, e-commerces e serviços de entrega para chegar até o cliente. E o resultado disso está aparecendo no lucro das empresas, porque os custos são fixos e o digital tem contribuído para o aumento da receita.”

O presidente da Aspa finaliza destacando que é importante se adaptar ao novo momento do segmento e que ainda que não seja possível fazer investimentos altos em tecnologia, pequenos detalhes são importantes na hora de fidelizar o cliente. “Antes de tudo, oferecer o básico bem feito, com o foco no cliente. E a Super Mix vai trazer não só novidades tecnológicas, mas também de gestão e organização para as empresas.”

Além da Super Mix, o Centro de Convenções também recebe a feira HFN - Hotel &Food Nordeste. Toda a programação acontece das 15h às 21h. O credenciamento é gratuito para profissionais do setor com CNPJ. Autônomos pagam R$ 10 antecipado através do site feirasupermix.com.br e R$ 20 fazendo o credenciamento no local do evento.

TAGS
Supermix JC360 sem publicidade
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory