O Brasil vai às urnas hoje num clima de disputa eleitoral tão acirrado que nos impede de pensar como vamos acordar, amanhã, e festejar não apenas a vitória de um candidato, mas a perspectiva de construção de um país pela soma de todos os votantes, mais os que decidiram não comparecer aos locais de votação.
Certamente, ao longo da história, o Brasil nunca esteve apartado entre duas propostas, que alguns analistas afirmam que se eliminou o conceito de polarização para adoção de divisão onde opiniões divergentes simplesmente não aceitam a existência do outro.
Esse absurdo de tipo de conflito não faz qualquer sentido porque, a partir de hoje, ambos os lados terão que conviver e seguir suas vidas como estamos vivendo até agora. Não existe um Brasil em que estejam apenas uma parte da sociedade e outro no qual esteja abrigada a outra. O Brasil é tão plural e miscigenado e tão diverso que o conceito de divisão não cabe entre nós.
Não podemos realocar geograficamente quem votou num candidato e noutro território quem votou diferente. Felizmente estamos detinados a coabitar a mesma nação. O que torna nossa jornada, a partir desta segunda-feira, uma aventura extraordinária.
Mas é importante ter presente que precisamos mudar conceitos, revisar comportamentos e redefinir paradigmas de convivência e aceitação do outro. Até porque esse é o padrão da maioria. E a sociedade brasileira soube fazer isso com muita tranquilidade. Ainda bem. Quem não entendeu isso foram as elites e parte da classe política que embarcou num conflito absurdo numa realidade paralela que contaminou parte do geral. Está na hora de voltar ao normal. Temos problemas demais para achar que o outro não pode ser a solução deles. O povo já resolveu isso sem problemas. Estamos condenados a viver juntos e misturados. O que é muito bom.
A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, aprovou carta-consulta para o financiamento de ações do Projeto de Saneamento Rural de Pernambuco, no valor obtido de de 90 milhões de dólares (aproximadamente, R$ 500 milhões), para a Compesa, oriundos de Organismos Financeiros Internacionais ou Agências Governamentais Estrangeiras, como Banco Mundial (BIRD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O financiamento integra o pacote de investimentos da Compesa dentro do novo Marco Regulatório.
Em setembro, o Sistema de Consórcios completou 60 anos e bateu recorde no número de participantes ativos em 2022, chegando a 9,12 milhões, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Apenas de janeiro a setembro, foram registrados 2,95 milhões de adesões. O motivo é o custo dos financiamentos comuns que têm afastado os consumidores da compra pelo banco. Os novos consorciados compararam cotas de veículos leves (1,15 milhão), motocicletas (910 mil), imóveis (492 mil), veículos pesados (211 mil) e eletrônicos (145 mil).
No próximo dia 4 de novembro será lançado o HUB ODS Pernambuco, uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, com o objetivo de acelerar, por meio de parcerias, o envolvimento do empresariado pernambucano com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No restaurante Mingus.
A Webmotors, ecossistema automotivo brasileiro, e principal portal de negócios com carros usados revelaram que não houve alteração nas primeiras posições no levantamento em relação aos carros usados no terceiro trimestre do ano. Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Onix são os mais procurados. Mas o Jeep Compass se manteve, durante os últimos seis meses, em primeiro lugar entre os veículos 0 Km preferidos dos brasileiros.
A Ambev, em parceria com a Unilever, realiza nesta quinta-feira uma feira para recrutar novos fornecedores locais em Pernambuco. Será em Olinda, quando os setores de compras das duas empresas vão recrutar parceiros locais que atuem nas áreas de hidráulica, manutenção, construção, elétrica, entre outros. Inscrições no link: https://forms.office.com/r/aB44GSPXQQ. O encontro vai começar às 14h e será realizado na Fábrica de Latas da Ambev, localizada na Av. Presidente Kennedy, 4400, Sapucaia, Olinda-PE.
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) entrou no TikTok, rede social que se popularizou pelos vídeos curtos de dancinhas. Junto com Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados o IBPAD (IBPAD) ela terá um capítulo especial para o universo de investimentos nessa plataforma. A ANBIMA já monitora 255 influenciadores nas demais redes (Twitter, Facebook, YouTube e Instagram), mas agora quer chegar no TikTok fazendo com que cada vez mais influenciadores que falem sobre investimentos.