Mistura alta e ruim estraga combustível vendido no Brasil

Colocar 5% mais no diesel e 5% mais na gasolina asseguram uma extraordinária aos dois setores já que as vendas para as distribuidoras são no atacado
Fernando Castilho
Publicado em 21/05/2023 às 0:05
AUMENTO Na refinaria, o valor do diesel passa de R$ 4,51 para R$ 4,91 por litro, mas não se sabe impacto na bomba Foto: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM


No país que se orgulha ser o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar do mundo e de operar o maior programa de produção de biodiesel das Américas, a idéia de adicionar os dois produtos a gasolina e ao óleo diesel sempre foi muito comemorada pelos ambientalistas como uma solução brasileira de compensação às emissões de carbono de mossa frota automotiva.

Colocar etanol anidro em gasolina tipo A, de fato, se tornou uma referência internacional que o Brasil provou, até porque foi a partir do velho Proálcool que a indústria automobilista nacional desenvolveu a tecnologia flex que permite que qualquer motor a combustão automotiva brasileiro rodar com os dois combustíveis seja a gasolina pura, o álcool hidratado ou a mistura de 25% que o país adotou como política energética padrão.

Também virou um diferencial Brasil, a adição de óleo vegetal no óleo diesel S-10 produzido pela Petrobras que investiu pesado na sua melhoria em 10 anos e fixado em 10% a despeito da indústria de caminhões e ônibus se queixar da qualidade do produto vegetal entregue para indústria nacional que usa uma tecnologia antiga para processar a soja e que produz uma quantidade excessiva de resíduos no bloco do motor e deixa sujeira no tanque de combustível.

É uma situação curiosa. A sofisticada indústria de caminhões está no mercado brasileiro com o que existe de melhor em termos de motores com tecnologia no mundo como a série Euro 4, 5 e 6 que embarcam o que de melhor se conseguiu na performance do motor a diesel. Entretanto é obrigada a usar um combustível misturado a um óleo vegetal ruim que acaba reduzindo sua eficiência. Tentando reduzir às perdas, a indústria de caminhões vem recomendando aditivos para compensar o diesel ruim entregue no posto.

O problema é que assim que o presidente Lula tomou posse, os produtores de etanol e de biodiesel se aproximaram com duas propostas que assustaram a indústria automobilística: Elevar a mistura do etanol para 30% e do biodiesel para ate 15%.

Do ponto de vista de performance, a idéia é um enorme retrocesso. O mundo usa, no máximo, 7% de biodiesel feito e material bom. Imagina usar - como foi aprovado - 15% até 2025? No caso do etanol, os motores flex simplesmente não aumentam o rendimento desejado com mais do que 25% e passam a gastar mais combustível.

Mas o novo governo simplesmente ignorou os alertas da indústria e o lobby dos dois produtos vegetais continua forte junto ao Ministério das Minas e Energia. O setor de biodisel, por exemplo, já assegurou o aumento do percentual de 10% para 15 em quatro anos. O setor sucroalcooleiro está pressionando para chegar a 30%.

A razão é bem clara: 5% mais no diesel e 5% mais na gasolina asseguram uma extraordinária aos dois setores já que as vendas para as distribuidoras são no atacado. Mas do ponto de vista tecnológico é perda de eficiência dos motores. Ironicamente, enquanto a indústria de caminhões fala do diesel com 5% de biodesel sendo adicionado já processo industrial na refinaria e o uso do motor elétrico flex com o etanol com até 20%. 

Dislub Equador

O Grupo Dislub Equador patrocinará o Sport pelo período de um ano. A marca do grupo pernambucano já foi estampada no uniforme nas oitavas de final da Copa do Brasil, com o São Paulo, na Ilha do Retiro. E neste domingo (20) diante do Botafogo-SP pela Série B do Brasileirão, na Ilha do Retiro. o Grupo Dislub Equador atua nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e está presente em 15 estados. São 24 filiais e 10 terminais próprios para armazenamento de 200 milhões de litros.

Energia eólica

A Sudene vai financiar com recursos do Fundo de Desenvolvimento e Constitucional de Financiamento dois empreendimentos de energia eólica serão nos municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro (BA) que vão exigir investimento de R$ 702,10 milhões, dos quais R$ 415,32 milhões virão FDNE que vão agregar 116 MW (megawatts) através do Banco do Brasil, para a empresa Ômega Desenvolvimento de Energia.

Americanas

Estudo do startup Magis5, hub automatizador e integrador de marketplaces, mostra que a Americanas despencou na lista dos principais atores do setor. Em novembro, pico do resultado em 2022, as vendas somaram R$ 1,4 bilhão. Em fevereiro deste ano, já com a crise estabelecida, o montante caiu para R$ 180 milhões. Houve uma redução de 35,27% na média de pedidos diários e de 30,79% em relação ao GMV (Gross Merchandise Value, o volume bruto de mercadorias, em tradução livre).

RH Petrobras 

Apesar da implantação de um complexo sistema de governança nos últimos anos, somente agora s Petrobras assumiu o compromisso de capacitar 100% dos empregados a respeito aos direitos humanos e à diversidade. Nesta sexta-feira (19) ela lançou do Caderno de Direitos Humanos e Cidadania Corporativa. Demorou.

Diretor de Felicidade

Dando continuidade à agenda que teve início em 2022, quando o Grupo Heineken passou a medir a felicidade de seus colaboradores, criando a sua Diretoria de Felicidade cujo nome em inglês é Chief Happiness Officer (CHO). O cargo cuida de acompanhar e agir para aumentar o sentimento de bem-estar das 14 mil pessoas colaboradoras espalhadas pelo Brasil e subordinada à vice-presidência da Raquel com liderança direta de Livia Azevedo, executiva da cervejaria desde 2012.

Imposto de Renda

A Receita Federal vai dar um apoio aos contribuintes pessoa física nas cidades de Recife e Caruaru, em Pernambuco, de Natal, no Rio Grande do Norte e de Maceió, em Alagoas, na reta final da entrega da declaração do Imposto de Renda cujo prazo se encerra dia 31. Terá um plantão no Centro de Atendimento da Receita Federal (CAC) no Recife dentro das comemorações do Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, celebrado no dia 25.

 

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