O presidente Lula gravou mais um daqueles depoimentos criticando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto e o pressionando para que explique por que a Selic não baixa de 13,75%.
Horas depois de gravar a crítica e horas antes de ele fazer mais uma viagem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o presidente do BC, Roberto Campos Neto se reuniram nesta segunda-feira, na véspera do primeiro dia de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), num clima bastante amigável.
Há poucas chances de nesta quarta-feira(21) o Copom baixar em, ao menos 0,25%, a taxa básica de juros. 10 entre 10 analistas de mercado apostam que isso deve acontecer em agosto, portanto, no segundo semestre como todas as consultorias estão informando a seus clientes desde janeiro de 2023.
Uma das razões de o juros não baixar agora é o repique que a taxa de inflação dever ter este mês e em julho. Como correção da baixa ocorrida ano passado quando Jair Bolsonaro mudou a cobrança de ICMS dos combustíveis dentro do seu pacote de bondades para tentar vencer a eleição. O resultado da medida vai ser cobrado agora retardando a baixa da taxa de juros já na reunião desta quarta-feira.
Na linguagem do mercado, a queda na Selic está precificada para agosto e pronto. O que se discute agora é se com isso, a taxa da inflação ajuda para que isso seja maior. Ou que cie uma tendência mais acelerada quando começar.
Não tem nada a ver com a campanha raivosa de Lula contra o presidente do Banco Central que exatamente por ter sua diretoria protegida de pressão política vai seguir o curso normal. E o presidente vai continuar reclamando sabendo que apenas seus apoiadores vão ouvir.
Ninguém dúvida que uma baixa da Selic ajudaria muito. Mas o diabo é que países que cederam a esse tipo pressão viram a inflação voltar como recidiva de patologia oncológica.
Mas o presidente não vai deixar de ter apoio. Hoje (20) as Centrais Sindicais – Força Sindical, CUT, CTB, UGT, CSB, NCST, Intersindical e Pública irão realizar uma ruidosa manifestação contra juros altos em frente a sede do Banco Central, na Avenida Paulista, nº 1804, em São Paulo. Faz parte do jogo democrático. Mas é só mesmo mais uma manifestação.
Ah, semana que vem (29) Roberto Campos Neto e Fernando Haddad e a ministra do Planejamento, Simone Tebet almoçam na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
O empresário João Carlos Paes Mendonça revelou um segredo sobre o Bom Clube. Na década de 80 ele foi procurar as experiências e um clube de compras em Ohio (Estados Unidos) e Dublin (Irlanda). Mas preferiu implantar o clube de fidelização com um outro diferencial que pouca gente lembra hoje: Permitir que as lojas do Bompreço recebessem cheques, um hábito comum nos Estados Unidos. Com o Bom Clube, o cliente podia pagar e ainda receber um troco adicional à compra.
Hoje, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), tem o Fórum Nordeste Export. O Complexo Industrial Portuário de Suape vai marcar presença. O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot levou o diretor de Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti para falar da parte ambiental do terminal.
Apostando no contato diretor a Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, está acelerando a abertura de 45 novas unidades em todo o país até o final do ano, chegando ao total de 100 lojas. Hoje, ela tem 55 lojas físicas, sendo 54 localizadas no Brasil e uma nos Estados Unidos.
A fabricante de aviões europeia Airbus está companhia aérea indiana IndiGo está em processo de compra de 500 jatos de passageiros. Pode ser um pedido, recorde, ressalta a crescente demanda por viagens aéreas alimentada pelo crescimento econômico da Índia que está deixando de ser o país mais pobre dos BRICS para ser o segundo depois da China. Mirando uma classe média de 600 milhões de pessoas em 2030.
Vibra recebe até o dia 30 deste mês inscrições de startups lideradas por mulheres interessadas em participar do programa que visa colaborar no processo de transformação focada em empoderamento com mentoria , nas para startups mais maduras permitindo entrar na rota de inovação aberta Vibra Ventures, com foco em startups de energia, mobilidade, logística, fintechs e varejo.
A requalificação da drenagem, pavimentação e passeios da Rua da Concórdia - que foi iniciada em outubro - vai custar R$ 4 milhões, para a execução 3 mil m² de passeio em concreto; implantação de 1.584 m de tubulações. Já foram concluídos da Rua do Muniz à Rua São João e começou o trecho da Rua Passo da Pátria e Rua Bartolomeu Anacleto, com previsão de término até setembro. O serviço da Rua da Concórdia está no pacote de R$ 12 milhões que a PCR está fazendo em quatro pontos da cidade onde ha grandes alagamentos
Hoje, no Ministério das Cidades, em Brasília tem um conversa dos diretores das 82 Regiões Metropolitanas para analisar o seu papel depois de 50 anos. Elas foram criadas em 1973, ajudaram a estruturar o desenvolvimento ao redor das capitais, mas perderam importância como fórum de planejamento quando ficaram sem dinheiro para repassar aos municípios. Em Pernambuco, existe apenas a Região Metropolitana do Recife presidida por Jaime Prado.
O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, fez ontem sua primeira reunião com um grupo de 20 empresários da indústria e da agropecuária cearenses entre eles o empresário Jorge Parente, sócio e membro do Conselho de Administração da Alvoar – empresa que resultou da fusão da cearense Betânia Lácteos com a mineira Laticínios Embaré. Terminou dizendo: "Macho, tem um caminhão de oportunidades de negócios para quem quer empreender no Ceará e nos demais estados do Nordeste".
Começa a vigorar hoje o Decreto 11.563 aprovado em novembro do ano passado, que visa criar um regime de licenças para as corretoras de criptoativos e estabelece penas para crimes ligados aos bens digitais. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) continua com atribuições de supervisionar ativos que representam valores mobiliários.