Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br
Portugal., turismo, opções de investimento

Turismo em Portugal fatura 38 bilhões de euros em 2022. Foram 4,5 milhões parte deles brasileiros em viagens

Segundo o INE, o turismo foi responsável por 5,8 pontos percentuais dos 11,4% de crescimento nominal do PIB registrado em 2022.

Cadastrado por

JC

Publicado em 28/06/2023 às 15:30 | Atualizado em 28/06/2023 às 21:18
BRASILEIROS PROCURMA INVESTIMENTOS EM HABITACIONAIS E DE HOTELARIA PORTUGAL - DIVULGAÇÃO

O setor de turismo em Portugal atingiu um novo recorde em 2022. Faturou 37,8 mil milhões de euros, de acordo com os dados preliminares Instituto Nacional de INE ao analisar a conta-satélite do setor. O valor de 2022 calculado pelo INE supera em mais 4,9 bilhões de euros o máximo que tinha sido atingido em 2019 ficando 16,7 bilhões acima de 2021.

No ano passado, Portugal recebeu cerca de 4,5 milhões de turistas estrangeiros, o que representa um aumento de 44% sobre o total de 2021. O indicador analisa à procura turística (designado “consumo de turismo no território econômico - CTTE) e engloba tanto os visitantes não residentes como os visitantes residentes que viajam dentro de Portugal e ainda a componente de consumo interno efetuada pelos visitantes residentes no país quando fazem uma viagem turística no exterior do país .

Por sua vez o Valor Acrescentado Bruto (VAB) da economia nacional em 2022 foi calculado em 24,9 bilhões, equivalente a 12% do total. Em 2022, afirma o INE, o PIB do turismo registrou um crescimento nominal de 75,2% comparado a 2021 e de 15% em relação a pré-pandemia (2019).

Segundo o INE, durante a pandemia, aconteceu uma forte redução da atividade turística que penalizou a variação do PIB embora em 2022 tenha se observado o contrário com o turismo passando a ser determinante para a expansão da atividade econômica do país. Segundo o INE, o turismo foi responsável por 5,8 pontos percentuais dos 11,4% de crescimento nominal do PIB registrado em 2022.

Os produtos que mais contribuíram para o PIB turístico segundo o INE formam os serviços de alojamento, a restauração e similares, os transportes (especialmente os transportes aéreos). Os serviços de aluguel foram os que mais sofreram os impactos econômicos da pandemia mas com a volta da normalidade ele aumentaram 146,5% no setor de transportes aéreo e 82,3% nos serviços de alojamento que incluem hotelaria.

 


Ponte D. Luís cruza o rio Douro, na cidade do Porto, em Portugal - Pixabay

 

O setor de alojamento tem uma estimativa 8,43 bilhões de euros o que corresponde à maior fatia, seguindo-se a restaurantes e similares, com 7,38 bilhões de euros.

Até agora os dados que se conheciam referentes a 2022 eram os das exportações e importações de viagens e turismo do Banco de Portugal. Segundo o Banco Central, as exportações de turismo chegaram aos 21,10 bilhões de euros no ano passado, um valor recorde que superou as estimativas mais recentes do Banco de Portugal e do Governo.

Para o setor do turismo, o Verão que se aproxima deverá ser “excelente”, prevendo-se que sejam batidos novos recordes em receitas e, provavelmente, também em número de turistas e dormidas, depois de o ano passado ter sido já superior em receitas comprado a 2019 (quando tinham sido observado novos recorde dos indicadores).

Em abril último, a Embratur e o Instituto Público do Turismo de Portugal assinaram acordo de cooperação para trocar experiências nas áreas de inovação e tecnologia da informação com foco na promoção internacional do turismo. A assinatura foi realizada em Lisboa, durante a 13ª Cimeira Luso-Brasileira, e contou com a participação do presidente Lula e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa. Além do intercâmbio de experiências no campo da inovação tecnológica, os países vão trocar informações sobre ações para atrair turistas estrangeiros com base em segmentações que vão do surf ao turismo literário.

O acordo, que prevê o intercâmbio de “boas práticas na promoção internacional do turismo e atração de turistas estrangeiros”, também tem a finalidade de ampliar o fluxo de turistas entre os dois países. Em 2022, quase um milhão de brasileiros visitaram Portugal, ao tempo em que 150 mil portugueses vieram ao Brasil.

O mercado imobiliário de Portugal passou por um boom nos últimos dois anos e brasileiros viram uma oportunidade de investir em imóveis para ganhar com aluguel. O governo português alterou a cobrança de impostos sobre os arrendamentos. Até maio, o imposto cobrado pelos rendimentos era de 28%. A partir do mês de julho, o governo vai baixar para 20% o imposto cobrado sobre os rendimentos.

O aquecimento do setor pode ser notado pelo avanço nos preços: segundo dados do Instituto Nacional de Estatística de Portugal, publicados em março de 2023, os preços dos aluguéis de moradias em Portugal saltaram 10,6%, o correspondente a 6,91 euros (US$ 7,49) por metro quadrado no último trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

A valorização dos preços dos imóveis é atrativa, segundo o especialista. Se um investidor comprar um imóvel na planta, durante todo o período até a entrega das chaves o proprietário pode obter um ganho de capital de até 20%, o que é vantajoso para as vendas. Os dados do Instituto Nacional de Estatística de Portugal comprovam o cenário. Um relatório publicado em março de 2022 mostrou que os preços dos imóveis avançaram em 2022, quando comparado a 2021.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS