O prefeito João Campos levou o Ministro das Cidades, Jader Filho para visitar as áreas de palafitas, localizadas às margens do Rio Pina que ele pretende retirar com um projeto de R$ 65 milhões que prevê a urbanização, construção de Unidades de Beneficiamento de Pescados (UBPs), um, Mercado do Peixe e píer e rampas para marisqueiras.
Certamente Jader Filho sabe mais de palafita do que João Campos. Afinal Das cinco principais regiões metropolitanas do Brasil, a de Belém, com seis municípios e 2,1 milhões de habitantes, é a que tem maior proporção de aglomerados subnormais em seu espaço urbano, segundo a pesquisa "Aglomerados Subnormais - Informações Territoriais", baseada no Censo 2010. Mas ele foi e voltou animado com o projeto.
O Prefeito do Recife quer, com a urbanização da área, beneficiar 12 mil moradores, mas precisa de apoio do Governo Federal para sua execução. Jader prometeu ajudar. O projeto de urbanização das margens do Rio Pina faz parte de um conjunto amplo de investimentos da Prefeitura do Recife na região, que contempla também o Parque Eduardo Campos, o Compaz do Pina, a Upinha 24h e a Creche-Escola Arthur Lula da Silva.
Na verdade o foco dessa intervenção urbana (discutida e aprovada previamente pela comunidade) tem o valor estimado de R$ 65 milhões de modo a garantir o acesso público ao rio, com uma área de 3,5 hectares requalificada, incluindo pista de cooper, praça, ciclovia, parque infantil, áreas para piquenique e contemplação, academia, quiosques e Via Parque.
E levou o ministro para conhecer o Conjunto Habitacional Encanta Moça, um dos três que vão receber os moradores realocados das palafitas do Pina. Pelo diagnóstico e visitas da equipe social, tudo indica que os habitacionais Encanta Moça 1 e 2 vao acomodar todo a demanda da urbanização.
Mesmo assim, o prefeito está se antecipando e viabilizando dois novos habitacionais que totalizam mais 200 unidades para uma possível demanda de remoção involuntária, em virtude de interferências de obras e outras diversas desse território. Esse dois projetos estão numa lista de terrenos que a prefeitura apresentou como áreas passíveis de receberem nos habitacionais.
O Conjunto Encanta Moça já estão 95% concluído e deve ser entregue no segundo semestre deste ano, com 600 unidades de apartamentos. Desse total 384 familias que hoje morma em palfitas vai para o Encanta Moca do outro lado do braço do rio.
Os outros dois outros habitacionais previstos, que totalizam 200 unidades, estão em fase de projeto. Ao todo, serão beneficiadas 800 famílias fechando a conta do prefeito de alocar 12 mil pessoas em seis áreas de Zona Especial de Interesse Social (ZEIS).
O prefeito disse que aproveitou a visita do ministro para mostrar uma área ribeirinha da cidade com 384 palafitas e ver essa realidade de perto. E o que mais nos dá a certeza de que estamos no caminho certo é que, logo em seguida, visitamos o habitacional que vai receber essas famílias. Os dois acabaram trocando informações as dificuldades de cada uma das capitais. Jarder Filho foi governador do Pará por dois mandatos.
E antes de finalizar sua agenda no Recife, o prefeito do Recife levou o Ministro também participou, com o prefeito João Campos, da Caravana das Periferias, no Compaz Dom Helder Câmara, na Ilha de Joana Bezerra. o Ministro das Cidades disse que veio ao Recife para ouvir. “A iniciativa da Caravana das Periferias é entender o que a periferia pensa, seja na área da segurança, da saúde, das comunicações, da educação e das artes. E, a partir disso, vamos trabalhar no Governo Federal para que essas idéias se tornem políticas públicas”.