Você já deve ter se deparado por aí com anúncios de tarifa zero na conversão de moedas ou cotações de câmbio muito mais altas que o valor médio de mercado - aquele que é apresentado em plataformas como Google e Reuters.
A cobrança de tarifas no serviço de câmbio deve ser comunicada de maneira clara ao cliente. Mas muitos provedores inflam as taxas de câmbio com tarifas ocultas a fim de camuflar custos administrativos, margem de lucro, risco de inadimplência e outros valores envolvidos no negócio.
A Wise divulgou um relatório realizado pela Alderson Consulting sobre o nível de transparência dos serviços de câmbio no Brasil. Entre os sete provedores analisados, nenhum é totalmente transparente na cobrança de suas tarifas - aplicam, inclusive, valores ocultos em transações internacionais de dinheiro que podem atingir até 6% do valor médio do câmbio de mercado.
A falta de transparência impacta diretamente na experiência do cliente que se surpreende com valores de câmbio diferentes dos pesquisados e acaba sendo confundido sobre os custos totais da operação.
O que significa transparência em serviços de câmbio?
Significa ter todas as taxas e tarifas de uma transação apresentadas de maneira clara antes do pagamento. Para saber se o provedor que você está considerando usar é realmente transparente, fique atento aos pontos abaixo:
- Divulgação da taxa de câmbio utilizada: é importante que os fornecedores divulguem qual a taxa de câmbio praticada, e não apenas o valor final da transação;
- Discriminação entre taxa de câmbio e tarifas de serviço: as instituições financeiras precisam distinguir, no ato da operação, os valores do câmbio e os custos de serviço;
- Apresentação de todos os termos e condições de maneira acessível ao cliente: cabe ao consumidor analisar com cuidado os termos antes de contratar um serviço. Entretanto, a empresa deve certificar-se de disponibilizá-los da forma mais acessível possível.
Impacto positivo da transparência para os consumidores
Os consumidores são os mais prejudicados pelas tarifas ocultas, pois são confundidos com informações imprecisas e não conseguem escolher o serviço mais vantajoso para sua necessidade.
Vantagens para o consumidor
- Economia financeira: apenas por meio da total transparência é possível entender exatamente o que está sendo pago e evitar gastos desnecessários;
- Melhora na tomada de decisões: com informações claras, o cliente tem a possibilidade de ponderar entre diferentes fornecedores e escolher a opção mais vantajosa financeiramente;
Exija transparência
A Wise traz ao Brasil a campanha global “Nada a Esconder”, que busca não só sensibilizar, mas exigir mudanças reais no mercado através da proibição das tarifas ocultas.
Leia o relatório e assine a petição por um mercado mais justo para os consumidores.