Não se assuste, mas a Perna Cabeluda está de volta. Lenda presente no imaginário pernambucano desde os anos 1970, a Perna Cabeluda inspirou uma coletânea de contos e causos que será publicada pela Mirada. O livro homenageia Raimundo Carrero, pois foi o autor de “A minha alma é irmã de Deus”, obra publicada pela Record e vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura em 2009, quem escreveu uma crônica histórica sobre o assunto, popularizando o medo que se espalhou nas noites recifenses.
Organizada por Iaranda Barbosa, Marcos de Andrade Filho, Eduardo Peretti, Amira Rose Medeiros e Edlúcia Rodrigues, a coletânea tem a participação de Marcelino Freire, Adrienne Myrtes, Sidney Nicéas e outros 16 autores.
Confira depoimentos de alguns dos organizadores:
Eduardo Peretti
“Certa vez o até então jornalista Raimundo Carrero entrou na redação para mais um dia de trabalho e se deparou com um colega tristonho e queixoso. O motivo? Na noite anterior, para sua infelicidade, chegou mais cedo em casa e testemunhou uma “Perna Cabeluda” escapando por baixo da cama onde sua esposa repousava. O problema matrimonial virou uma reportagem na coluna de Carrero quase que como piada. O que o escritor não imaginava é que ela se transformaria também numa lenda referendada em todos os cantos deste país. Anos depois, o mestre recebia seus discípulos para uma tarde de prosa e riso solto em seu apartamento. Veio a ideia até então despretensiosa: “Vamos fazer uma antologia de contos sobre essa cabeluda sinistra”. O resto é história e um pouco de sonho. Aqui está a criatura genuinamente pernambucana em vários ângulos, por várias mãos, todas gesticulando em reverência ao seu criador”.
Iaranda Barbosa
“Fazendo jus à megalomania pernambucana, não é novidade alguma que Recife é a cidade mais assombrada em linha reta do mundo. Entre encantados, mortos-vivos, lendas rurais e urbanas, nos deparamos com a Perna Cabeluda, uma personagem que carrega consigo um misto de humor, amor e terror. Justiceira ou malfeitora? Masculina ou feminina? As várias faces dessa besta-fera nos convidam a refletir sobre nossa cosmovisão, nossas influências e a formação do nosso imaginário coletivo. Multifacetada, a figura lendária enriquece nosso Estado e mantém viva as tradições orais, imprescindíveis para a cultura de qualquer povo. Participar como escritora e organizadora da coletânea está sendo, principalmente, muito, mas muito divertido”.
Amira Rose Medeiros
“A idealização desta antologia surgiu em uma visita à casa de Carrero em Recife, pelos escritores da Oficina Literária: Amira Rose, Edlúcia Rodrigues, Eduardo Peretti e Lucas Fernandes. Durante o bate-papo descontraído surgiu a ideia de dar vida nova à lenda da Perna Cabeluda, através de novos contos. A ideia ganhou asas, ou melhor, pernas... Para mim é uma honra ter idealizado e participar deste projeto em homenagem ao mestre Carrero com os demais colegas escritores. Rememorar a história da Perna Cabeluda e trazer à tona esta assombração é fenomenal e sempre atual, demonstrando o quão longe podem ir as lendas urbanas”.
Marcos de Andrade Filho
“Sempre é tempo de homenagear Carrero e reunir vários nomes dentre aqueles que ele congregou recentemente em seu entorno num projeto assim. Foi quase um efeito natural da influência do mestre. Além disso, a Perna Cabeluda é um patrimônio do imaginário recifense justamente porque o texto de Carrero, publicado na década de 1970, o forjou assim com toda sua potência de Palavra e de Mistério. Participar da organização dessa coletânea é um privilégio, literal e literariamente, assombroso”.
Apoie
Para fazer parte dessa homenagem ao escritor Raimundo Carrero, apoie o financiamento da obra. O livro “As várias faces da Perna Cabeluda” está em pré-venda no site https://abacashi.com/p/as-varias-faces-da-perna-cabeluda.