Lugar de encontro e conversa, atração e descanso, refúgio e liberdade, a literatura é uma praça para a qual livros, leitores, autores e editores convergem. Eis a razão da busca de tanta gente em eventos que se multiplicam no Brasil, dos festivais e feiras às bienais. Como o que agora se dá em Garanhuns, em Pernambuco. O FIG, festival de inverno da cidade, é uma mostra da diversidade cultural que inclui a produção literária. E o espaço dedicado à literatura é chamado de Praça da Palavra.
Até o próximo domingo, a Praça da Palavra Miró da Muribeca reúne lançamentos, debates, recitais e apresentações em homenagem ao poeta falecido no ano passado. Ontem, o bate-papo de Thiago Corrêa foi com o editor e escritor Wellington de Melo, que prepara a biografia de Miró, a ser lançada pela Cepe. Hoje tem debate sobre edição e publicação de revistas em quadrinhos, a partir das 3 da tarde, com João Lin e Christiano Mascaro, e mediação de Diogo Guedes, que também participa do debate, logo em seguida, que trata da ligação de Clarice Lispector com o Recife. Ainda hoje, às 5 da tarde, o mercado editorial independente é o tema da conversa entre Silva Barbosa, da editora Arrelique, e Thiago Corrêa. Durante a semana também vão estar na praça literária Sidney Rocha, Odailta Alves, Helder Herik, José Juva, Nivaldo Tenório e muitos mais. Confira a programação completa do FIG no site do JC.
A décima edição do encontro de cultura gráfica da editora Lote42 e da Biblioteca Mário de Andrade já tem data marcada. Será nos dias 4 e 5 de novembro, naquela biblioteca, em São Paulo. As atividades de formação do Esquenta Miolo(s) irão acontecer de 1 a 3 de novembro. Nesta segunda, 24, começam as inscrições para o processo seletivo de participantes. Saiba como se inscrever em www.feiramiolos.com.br.
O professor e cientista Sílvio Meira é o entrevistado, na segunda-feira, do programa Roda Viva, na TV Cultura. Um dos idealizadores do Porto Digital, no Recife, vai responder perguntas sobre a Inteligência Artificial, ChatGPT, regulação de dados e redes sociais, entre outros assuntos.
Nesta terça, 25, Dia Nacional da Escritora e do Escritor, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) promove bate-papo com Renata Santana, Renata Paes e Michelle de Assumpção, com mediação de Gianni Gianni. Sobre os processos criativos e a participação feminina no mercado literário. No Museu do Estado, no Recife, a partir das 4 da tarde.
Para quem não conhece seu lado escritor, o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro está lançando pela FTD Educação o livro “Casos curiosos de bichos falantes”, no qual revisita fábulas clássicas e contos de fadas, para leitores a partir dos 8 anos de idade. As ilustrações são do artista multimídia Vienno. Zeca Baleiro já tem quatro livros publicados, e duas peças teatrais.
Na quinta-feira, às 7 da noite, a Jornada Tristão de Athayde, pseudônimo de Alceu Amoroso Lima, contará com a presença da nova integrante da Academia Brasileira de Letras, Heloisa Buarque de Hollanda. A sétima edição do evento, que recorda o legado de Amoroso Lima, traz o tema "O universo feminino de Tristão e sua relação com as mulheres autoras". Organizada pelo Instituto Afranio Affonso Ferreira, a Jornada será transmitida ao vivo pelo Youtube.
Próximo sábado, Itamar Vieira Junior faz o lançamento de “Salvar o fogo”, seu novo livro pela Todavia, em Salvador. Antes dos autógrafos haverá bate-papo com a professora Denise Carrascosa. Na livraria LDM do shopping Bela Vista, a partir das 4 da tarde.
Entrou em pré-venda o livro de Alessandra Roscoe e Odilon Moraes, “Quando as coisas desacontecem”, pela editora Biruta. Uma abordagem poética de temas como a separação e a morte, trazendo a possibilidade de novos caminhos. Apoie a publicação pelo site www.editorabiruta.com.br.
Com mais de 30 anos de atuação em contos e crônicas, a escritora Lulih Rojanski está publicando o primeiro romance pela Patuá. Em “Feras soltas”, três personagens refletem sobre suas vidas, tendo como pano de fundo a pandemia de Covid. O lançamento da obra será em agosto, em Macapá (AP). O livro se encontra em pré-venda até o próximo dia 31, no site www.editorapatua.com.br.
Com premiação de R$ 60 mil para a autora ou autor vencedor, e de R$ 40 mil para sua editora, a Academia Mineira de Letras (AML) vai escolher o melhor livro publicado em 2022 por escritores mineiros ou residentes em Minas Gerais nos últimos cinco anos. A editora não precisa ser mineira. As inscrições se encerraram em 30 de junho. O anúncio está marcado para 31 de agosto.
Está disponível na íntegra, no Instagram, a conversa com a editora Dani Costa Russo e as escritoras do Selo Auroras, Rafaela Riera, autora de “Descanso”, e Marina Kon, de “12321 – O amor é um palíndromo”. “O romance não está preso a um só formato” foi o tema do bate-papo, transmitido ao vivo na última quinta-feira. Acesse @livronewsnoinsta para assistir.
A editora Contexto lançou a coletânea de artigos publicados entre 2018 e 2022 pelo jornalista e escritor Ricardo Viveiros. “Memórias de um tempo obscuro” reúne textos do período em que o autor define como bizarro. São registros que “propõem reflexões e mudanças”, lembrando que “liberdade de expressão implica responsabilidade de expressão”, segundo Viveiros.
Que lindeza a edição da Record para a adaptação da designer argentina Raquel Cané que transformou o poema “O mundo é grande”, de Carlos Drummond de Andrade, em livro ilustrado. Além de Drummond, Raquel Cané já ilustrou obras de Clarice Lispector, Jane Austen e Jorge Luis Borges.
Estão abertas as inscrições do segundo semestre para a comunidade multiplataforma criada por Raquel Toledo, mestre em literatura russa, com a leitura de um livro por mês sobre a Rússia. Entre as obras escolhidas estão “Nós”, de Zamiatín, “Uma história desagradável”, de Fiódor Dostoiévski e “Anotações de um jovem médico”, de Mikhail Bulgákov. Quem se inscrever na comunidade recebe vídeo gravado, newsletter, podcast e um debate ao vivo. Para outras informações visite o site www.raqueltoledo.net.
Um podcast de literatura brasileira onde escritores e escritoras narram suas histórias. Com Alex Andrade, Leonardo Valente, Carola Saavedra, Julia Codo, Marcela Dantés, Helena Machado, Morgana Kretzmann, Andrea Del Fuego, Paulo Henrique Passos, Cristhiano Aguiar, Marcia Barbieri, Luís Fernando Amâncio, Rosana Vinguenbah, Cristina Judar, Carla Bessa e outros. Acesse o Instagram @conta.conto23 e saiba mais.
Gaúcha criada no Rio de Janeiro, Rosane Nunes lançou seu livro “Nós em nós” pela Cambucá, na quinta-feira passada. A noite de autógrafos foi na Livraria da Travessa em Botafogo, no Rio.
A escritora Yara Fers esteve ontem na Livraria Patuscada, em São Paulo, onde conversou sobre os processos de criação dos seus livros "Anatomia de um quase corpo" e "Sádica sílaba" com Dani Costa Russo. E depois, claro, autografou as obras para os leitores.