Notícias e enfoques da literatura brasileira com bibliodiversidade

Literária

Por Fábio Lucas

Premiação da Biblioteca Nacional

A Cepe Editora está entre as destacadas, com duas entre as 30 melhores obras classificadas em dez categorias

Cadastrado por

Fábio Lucas

Publicado em 04/11/2023 às 20:51
Micheliny Verunschk ganha mais um prêmio literário - Divulgação

Um dos mais aguardados prêmios literários do país teve seu resultado divulgado na última quarta-feira. A pernambucana multipremiada Micheliny Verunschk levou mais um, vencedora na categoria Contos, com “Desmoronamentos”, publicado pela Martelo Editorial. Luciana Hidalgo levou o melhor romance, com “Penélope dos Trópicos”, pela Editora do Silvestre, e Jacyntho José Lins Brandão o de poesia, com “Harsíese” pela Patuá.
A Fundação Biblioteca Nacional divide o prêmio em 10 categorias, com um premiado em cada: além de Contos, foram selecionadas obras nas categorias de Poesia, Romance, Tradução, Literatura Infantil, Literatura Juvenil, Ensaio Literário, Ensaio Social, Histórias de Tradição Oral e Projeto Gráfico. A FBN divulga os três mais bem colocados em cada categoria. Dos 30 livros mencionados, três foram da Companhia das Letras. A Cepe está no grupo das editoras que receberam duas menções, ao lado da Martelo, Record e Perspectiva. Tiveram uma obra citada, na lista, as editoras Abacatte, Alameda, Biblioteca Azul, Corsário-Satã, Dantes, Elo, Editora do Silvestre, Editora 34, EDUSP, José Olympio, MINA, Mondrongo, Nara Roesler, Patuá, Rocco, Todavia, Ubu, UK’a e Unifesp.
Embora a diversidade seja grande, nota-se a concentração geográfica que reflete o mercado editorial. Nesse grupo que inclui os três primeiros lugares nas categorias, a maioria das editoras (13) tem sede em São Paulo. Outras 7 ficam no Rio de Janeiro. Uma editora mineira completa a localização majoritária no Sudeste. De fora da região, há duas do Nordeste – Pernambuco e Bahia – e uma do Centro-Oeste, de Goiás.
Acompanhe a entidade no Instagram @bibliotecanacional.br.


Prêmio da Unifor

Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza (Unifor). Este ano, apenas livros e textos inéditos de contos serão avaliados. Na categoria de obra inédita, os livros devem ter pelo menos 70 páginas. E na categoria de trabalho inédito, o conto precisa ocupar, no máximo, três páginas. O vencedor da obra inédita terá como prêmio a publicação, com 300 exemplares, mais uma viagem para conhecer a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, em São Paulo. Os 30 melhores contos, na categoria de trabalho inédito, serão publicados numa coletânea, e o primeiro colocado viajará ao Rio de Janeiro, para visitar a Biblioteca Nacional. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail premiodeliteratura@unifor.br até 22 de dezembro. Mais informações no site www.unifor.br.

Encontro de escritores no Flitabira, na sexta - Divulgação


Flitabira

Termina neste domingo a terceira edição do Festival Literário de Itabira – Flitabira, em Minas Gerais. Na última sexta, a programação contou com o encontro de Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz, Maria Ribeiro e Jeferson Tenório (foto). No dia de encerramento, a agenda é especial para crianças e adolescentes. Saiba mais sobre o evento em www.flitabira.com.br.


Décima Miolos

Desde 2014, a Biblioteca Mário de Andrade recebe, em São Paulo, a Feira Miolos, realizada em parceria com a editora Lote 42 e dedicada à arte gráfica. Em sua décima edição, o evento reúne 230 expositores de todo o Brasil e de outros países. Com entrada gratuita, a Miolos segue até às 7 da noite deste domingo. Para outras informações, acesse www.feiramiolos.com.br.


Palestra de Carrero

A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional de Pernambuco, recebe o escritor Raimundo Carrero, da Academia Pernambucana de Letras, nesta segunda, 6, para a palestra “Ceifa sangrenta em campo de batalha”. O título se refere ao box comemorativo com 4 obras de Carrero, publicado recentemente pela Oia. No Memorial de Medicina, no Recife, a partir das 9h da manhã.

Adélia Flô lança novo livro na terça - Divulgação


Memórias de Pássaro

Escritora, atriz, contadora de histórias e arte educadora, Adélia Coelho Flô lança “Memórias de Pássaro” pela editora Casa Corpo Asa, nesta terça, 7, no Recife. É seu primeiro livro de poesia. Na Fazendinha, nas Graças, a partir das 18h. Para seguir a autora no Instagram: @adeliaflo.


Sidney Rocha e Marcelino Freire

A Capivara Cultural e a editora Iluminuras promovem na terça, em São Paulo, o lançamento do novo romance de Sidney Rocha, “O inferno das repetições”. Na ocasião, encontro entre o autor e o editor Samuel Leon com o escritor Marcelino Freire, para um bate-papo que promete. Na Livraria da Tarde, a partir das 19h.


Sim: Maria Rezende

Comemorando 20 anos de carreira literária, a poeta carioca Maria Rezende lança na terça, 7, seu novo livro, “Sim”. A publicação independente pode ser adquirida no site www.amariadapoesia.com.br. A festa será na Casa Camolese, no Rio de janeiro, a partir das 7 da noite. Confira, no Instagram do Livronews, o vídeo em que a escritora convida para o lançamento. Acesse @livronewsnoinsta para ver.

João Anzanello Carrascoza promove curso na Escrevedeira - Divulgação


Artes do texto

De terça a sexta, a Escrevedeira oferece o curso online “As artes do texto”, com o premiado escritor e professor João Anzanello Carrascoza. Serão abordadas noções como conteúdo e forma, estilo, intencionalidade, originalidade e intertexto, com exemplos de escritores nacionais e estrangeiros. Os encontros acontecem das 19h30 às 21h30. Informações e inscrições no site: www.escrevedeira.com.br.


Literatura e sociedade

Começa na terça e vai até sexta o III Encontro Nacional de Literatura Brasileira e Sociedade, com transmissão pelo Youtube. A conferência de abertura será do professor Anco Márcio Tenório Vieira, da UFPE, às 7 da noite, na terça. Siga o canal Literatura Brasileira e Sociedade no Youtube para acompanhar o evento.


Derivas da escrita

A oficina de escrita com Evelyn Blaut começa na quarta, 8, e segue no mesmo dia da semana, até o fim de novembro, sempre às 7 da noite, em encontros online. “Como questionar a ideia de originalidade de um texto literário? Se escrever é, em alguma medida, também apropriar-se das postulações de textos alheios, por que não apre(e)nder este gesto largamente praticado na produção ficcional?”, indaga a apresentação da oficina. Para se inscrever: www.sympla.com.br/oastrolabio.


Joana Bértholo

A escritora portuguesa em périplo no Brasil, a partir desta semana. Na quarta, 8, é atração da Feira do Livro de Porto Alegre. Na quinta, 9, participa de bate-papo na Escola de Humanidades da PUCRS. No sábado, 11, faz sessão de autógrafos de seu livro “Natureza urbana”, publicado pela Dublinense, na Livraria do Arco da Velha, em Caxias do Sul. Na segunda, 13, participa do Travessias Literárias na PUC-SP, junto com a escritora e editora pernambucana Patrícia Vasconcellos. No dia 23, é um dos destaques da programação do SESC na Flip, em Paraty. Quer saber mais? Siga a escritora no Instagram @joanabertholo.

Rogério Pietro é referência em ficção científica no Brasil - Divulgação


Horizonte Limite

Depois do sucesso em versão e-book, o livro “Horizonte Limite” de Rogério Pietro ganha o formato impresso. Cientista e escritor, especialista em ficção científica, Pietro elabora uma trama repleta de detalhes técnicos sobre a descoberta de sinais de vida inteligente em Plutão. E a jornada de astronautas que se deslocam para os rincões do Sistema Solar, para contatar os extraterrestres. Outras informações em www.rogeriopietro.com.br.


Pandora não dormia

Poemas de noites insones, “Pandora não dormia” é o novo livro de Ana Elisa Granziera, escritora, ilustradora e aquarelista brasileira vivendo no Canadá. “Não há livro mais meu que esse, eu inteira, virada do avesso, escrita e ilustrada, editada, recortada e colada, remontada em pedaços em páginas de papel Pólen”, escreveu a autora nas redes sociais. O primeiro livro de poesia tem sua assinatura também no projeto gráfico, na capa nas ilustrações. Veja mais sobre a obra e a artista no Instagram @anaelisagg.

Xico Sá estará na FLIC em Campina Grande - Divulgação


Campina Grande tem FLIC 

Tem início no próximo sábado, 11, a VI Feira do Livro de Campina Grande – FLIC, que segue até o dia 19. Na abertura, entre outras atividades, conversa de Xico Sá com Thélio Farias, sobre “Palavras de Esperança: Nordeste ficção e Nordeste real”. No Centro Cultural Lourdes Ramalho, às 8 da noite. Confira a programação completa em www.flicfeira.com.br.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS