Notícias e enfoques da literatura brasileira com bibliodiversidade

Literária

Por Fábio Lucas

90 anos de um clássico de Freyre

Casa Grande & Senzala ganha evento na Fundação Joaquim Nabuco, nesta terça

Cadastrado por

Fábio Lucas

Publicado em 25/11/2023 às 19:52
O sociólogo Gilberto Freyre - ACERVO DA FUNDAÇÃO GILBERTO FREYRE

A releitura dos clássicos se amplia com o passar do tempo. Ainda mais quando a obra se debruça sobre uma nação inteira. Nesta quarta, 29, a Fundação Joaquim Nabuco, sediada no Recife, acolhe o I Seminário do Pensamento Social Brasil, que explora o tema “Por que (ainda) ler Casa Grande & Senzala 90 anos depois?”, em evento de celebração e reflexão de um dos maiores legados de Gilberto Freyre.
A conferência de abertura caberá ao sociólogo Jessé Souza, com a coordenação de Túlio Velho Barreto, às 9h da manhã. Em seguida, a mesa-redonda sobre a dimensão nacional da obra e o que trouxe de “novo”, com Gleice Kelly Heitor e Gustavo Mesquita, e a coordenação de Anco Márcio Tenório. A tarde começa com debate acerca da dimensão internacional da obra e as “geopolíticas de além-mar” com Cibele Barbosa e Luiz Feldman, tendo Josias Vicente de Paula na coordenação. Às 4 da tarde será a conferência de encerramento, com o historiador Luiz Felipe de Alencastro.
Publicado em 1933, “Casa Grande & Senzala” ainda suscita importantes debates para a compreensão da sociedade brasileira. Uma obra complexa que merece o resgate do olhar em que foi escrita, e o cruzamento de novos olhares.


Curupira e Kappa

Neste domingo, às 10h da manhã, a cantora e escritora Fernanda Takai e o artista visual Daniel Kondo lançam, em Paraty, “Quando Curupira encontra Kappa”. Uma fábula que reúne as culturas brasileira e nipônica, promovendo o encontro de figuras mitológicas em defesa da Floresta Amazônica. Publicação bilíngue, em português e japonês, da WMF Martins Fontes. O bate-papo com os autores será na Casa de Marilda, na Flip.

Burburinho Cultural em livro - Divulgação


Burburinho Cultural 

Priscila Seixas e Thiago Ramires lançam nesta segunda, 27, no Rio de Janeiro, o livro “Método Burburinho de produzir cultural” pela Casa Editorial. A publicação traz a memória de projetos realizados nos últimos 17 anos pela produtora Burburinho Cultural em teatros, ao ar livre, em periferias ou no centro, em equipamentos culturais e no espaço público. Também oferece leitura para “desmistificar, através de acertos ou não, a realidade de quem trabalha com leis de incentivo e recursos públicos”, segundo a divulgação. A Burburinho Cultural conquistou o Prêmio Atitude Carioca em 2022 com o projeto Casa Escola de Arte e Tecnologia (CEAT), e o Prêmio Rio Sociocultural, em 2011, com o projeto “Cordel com a Corda Toda”. O evento será no Museu de Arte do Rio (MAR) a partir das 5 da tarde.


Tom Farias

Em evento especial do Sempre um Papo, Afonso Borges conversa com o escritor Tom Farias, em Belo Horizonte, sobre “Toda Fúria”, publicado pela Gutenberg. Na livraria Jenipapo, a partir das 7 da noite. Acompanhe a agenda em www.sempreumpapo.com.br


História dos tributos na APL

A Academia Pernambucana de Letras recebe evento comemorativo dos 30 anos do escritório Ivo Barboza & Advogados Associados nesta terça-feira, 28, a partir das 7 da noite. Especializado em direito tributário, o escritório publicou o livro “Uma breve história dos tributos em Pernambuco”, de autoria dos historiadores Dirceu Marroquim, George Cabral e Saulo Vilar. O livro será distribuído para escolas, universidades, bibliotecas do estado e entidades ligadas ao Direito.

Wellington de Melo e seu novo livro - Divulgação


Emílio 

Wellington de Melo lança seu novo romance nesta terça, 28, no Museu do Estado de Pernambuco, no Recife, a partir das 7 da noite, com participação de Erika Muniz. Na quinta, 30, o autor leva “Emílio” para São Paulo, onde faz sessão de autógrafos na Ria Livraria, ao lado de Cristhiano Aguiar. E no dia 7 de dezembro, o lançamento será em Garanhuns, no Centro Cultural Sesc, com Nivaldo Tenório. A publicação é da Cepe.


Literatura em Movimento

Tem início na quarta, 29, a mostra cultural gratuita itinerante promovida pelo Sesc Pernambuco, no Recife e em Garanhuns. As escritoras Inaldete Pinheiro e Odailta Alves conversam com estudantes na ação “Um escritor na minha escola”. No mesmo dia, lançamento da revista Palavra, às 18h30, e show de Karina Bhur, às 20h, no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro. A programação vai até o sábado, 2 de dezembro, e pode ser conferida no site www.sescpe.org.br.


Sarau da Boa Vista

Na quinta-feira, 30, o tradicional Sarau da Boa Vista, organizado pelo poeta Aldo Lins, homenageia Zeh Rocha. No Largo de Santa Cruz, no Recife, a partir das 7 da noite.


Plano do Livro de SP

Nesta quinta, haverá audiência pública – presencial e virtual – para a confecção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo. Por concentrar parte importante do mercado editorial do país, vale acompanhar essa montagem e seus resultados, que podem repercutir em qualquer estado. Na Assembleia Legislativa, a partir das 5 da tarde.


O guardador de crepúsculos

O poeta Flávio Chaves, membro da Academia Pernambucana de Letras, lança o livro “O guardador de crepúsculos” na sexta, 1º de dezembro. O evento será na Ação Paroquial de Assistência, no centro de Carpina.


Estudos tributários

A presidente do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários – IPET e advogada tributarista Mary Elbe Queiroz, e o advogado e professor universitário Antonio Carlos de Souza Júnior lançam na sexta, no Recife, o livro “Estudos sobre Transação e o Processo Tributário”. O prefácio é de Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça. O lançamento faz parte da programação do workshop sobre Resoluções Alternativas de Litígios Tributários, no Hotel Grand Mercure, em Boa Viagem. Quem participar do workshop vai ganhar um exemplar. Mais informações: www.ipet.org.br.

Floriterárias na Livraria do Jardim - Divulgação


Sarau Floriterárias

O Sarau Floriterárias teve uma edição especial neste sábado, 25, com tributo à herança afro-brasileira na celebração do Novembro Negro. Com a presença de integrantes do movimento negro em Pernambuco e escritoras, o evento ocorreu na Livraria do Jardim, no Recife, sob organização de Anita Presbitero. Siga no Instagram @floriterarias

Navegação literária em Paraty - Divulgação


Peixe Voador em Paraty 

Patrícia Palumbo aproveitou a Festa Literária Internacional de Paraty – Flip para gravar o podcast Peixe Voador em uma escuna cheia de poetas, no penúltimo dia do evento, sábado. O passeio de barco foi uma realização da Capivara Cultural, em parceria com a editora Laranja Original, Círculo de Poemas, Toolbox, Cia dos Fermentados e Azucar Club Latino. Na foto, Tatiana Eskenazi, Ana Marta Cattani, Laura Wittner e Angélica Freitas.

Thiago Gatti, Yara Fers e João Melo na Flip - Divulgação


Encontros na Flip 

Vale registrar mais alguns encontros em Paraty. Como dos escritores João Melo, Yara Fers e Thiago Gatti. E da editora e escritora Dani Costa Russo com Vanessa Passos, Luciana de Gnone, Luciana Lopes e Suzana Amorim, em frente à casa da Revista Philos. Encontros que animam e fortalecem o fazer literário.

Escritoras reunidas em Paraty - Divulgação


Árvores de Torero

Está em pré-venda o novo livro de José Roberto Torero, “Árvores”. Segundo o autor, são “mais de trinta árvores imaginárias que servem para falar de tudo: amigos, família, beleza, originalidade, natureza, timidez, tempo, vida, morte e bobagens, muitas bobagens. Pode-se dizer que é uma floresta de histórias”. Para apoiar e comprar, acesse: www.catarse.me/arvores.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS