Por Amanda Rainheri, da coluna Meu Pet
Quem tem animal em casa sabe que acidentes domésticos podem acontecer, principalmente quando os pets são filhotes. Os problemas tendem a aumentar em períodos em que os peludos se sentem mais agitados e estressados, como o contexto de pandemia que estamos vivendo. Entre os casos que preocupam e podem trazer lesões sequelas para os animais estão os choques de cães e gatos contra vidros de portas e janelas. E olha que bacana: uma empresa de Florianópolis criou um adesivo que promete resolver o problema.
>> Gato fica amarelo após dona colocar açafrão no pelo para tratar micose
>> Descubra o que o xixi e o cocô do seu pet dizem sobre a saúde dele
Se trata de uma faixa de segurança adesiva, criada pela empresária e apoiadora da causa animal Eloiza Besouchet, proprietária de uma loja de películas. A ideia surgiu por acaso. "Na aula de yoga, o cachorrinho da nossa professora vivia se batendo contra a porta de vidro. Como tenho uma loja de películas, pensei em criar uma faixa com motivos pet e instalar na parte de baixo da porta, para proteger o nosso mascote Kiko", conta.
Quando pesquisou sobre o assunto, Eloiza descobriu que o problema era mais comum do que ela pensava. "A visão dos cães é parecida com a nossa. Eles batem nos vidros porque muitas vezes não os enxergam, assim como acontece com os humanos. O que fiz foi desenvolver uma faixa para ser colocada na altura dos olhos dos animais para que enxerguem que o vidro é uma barreira física e não tentem atravessar", explica a empresária.
Sabe o que é mais bacana nessa história? Todo lucro com a comercialização das faixas de segurança para vidro pet é repassado para o Projeto Bredog, das protetoras Lílian Keli e Priscila Fernandes, que resgatam, cuidam e encaminham animais para adoção responsável há mais de 10 anos em Florianópolis.
O médico veterinário, Luís Gustavo Larizzatti afirma que os acidentes envolvendo choques com vidros são mais frequentes em filhotes, já que não estão tão habituados quanto os adultos à existência desta barreira transparente. "Os casos se tornam mais comuns quando há fogos de artifício, pois os cães ficam muito assustados e surge o instinto de fuga", destaca.
Ele explica que estes acidentes podem causar sérios problemas à saúde do animal, como sangramento nasal, fratura dos dentes e - dependendo da intensidade -, fratura de mandíbula e lesão na coluna, principalmente no pescoço. Outro risco em cães muito pequenos é que ocorra traumatismo craniano, podendo ocorrer inclusive convulsão.
"Mas os tutores não precisam se alarmar pois nem todos os casos são assim tão graves e necessitam de atendimento", afirma Larizzatti. Ele orienta que a procura pelo veterinário deve ser feita caso ocorra sangramento, dor intensa, dificuldade de locomoção ou convulsão. "A colocação de uma faixa de segurança adesiva no vidro é uma ideia realmente interessante para evitar que estes problemas aconteçam", aconselha.
LEIA MAIS EM https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/meu-pet