Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços

Meu Pet

HOMENAGEM

Dia do Médico Veterinário: a motivação de quem dedica a vida a cuidar dos animais. Saiba tudo sobre a profissão

Neste 9 de setembro é comemorado o dia de quem escolheu o bem-estar dos animais como profissão

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 09/09/2021 às 9:15 | Atualizado em 09/09/2021 às 9:19
A médica veterinária Karina Melo escolheu a profissão quando tinha apenas 3 anos - ROMEU SANTOS/ARQUIVO PESSOAL

Todo apaixonado por animais já pensou um dia em exercer a Medicina Veterinária - comemorada neste 9 de setembro. Foi o meu caso. Entretanto, muitos desistem ao perceber que é preciso muito mais do que amor para seguir a profissão: o comprometimento, o trabalho duro e a frieza - em alguns momentos - são essenciais. Afinal, é preciso ter muito estômago para lidar com os pets doentes e acidentados que chegam ao consultório implorando por ajuda.

Já a médica veterinária Karina Melo (CRMV PE 2763) foi uma "teimosa", como ela mesmo se intitula. Sempre rodeada de animais, desde os 3 anos já tinha decidido cuidar deles, e assim persistiu. Estudou na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), especializou-se em dermatologia e, hoje, já está há mais de 20 anos na profissão, que, para ela, "transcende a alma e dá sentido à vida".

A profissional também comemora o crescimento do mercado pet nos últimos anos, como já noticiou a Meu Pet, e revela que tutores estão cada vez mais exigentes no consultório - como deve ser. "Hoje a medicina vet não é mais simplesmente vacinar e cuidar como há 30 anos, você tem que escolher uma especialização e se dedicar a ela, porque a cada dia os tutores estão mais exigentes, eles buscam o melhor", contou.

O conselho de Karina para quem quer se tornar um médico veterinário é que "se dedique, não fique restrito apenas à faculdade, estude, faça estágio, escolha algo que você possa se especializar, porque o mercado hoje está exigente, os tutores também, e os animais precisam de bons profissionais".

Nesta quinta-feira (9), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou uma homenagem aos profissionais que dedicam a vida pelo bem-estar dos animais. Assista:

Tudo sobre a profissão

A TVJC um programa para falar sobre a Medicina Veterinária. Confira:

Faculdade

No Brasil, há cerca de 50 instituições públicas de ensino superior que aceitam a nova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursos de medicina veterinária - que costumam ser bastante concorridos. Em Pernambuco, a única opção de universidade pública para o curso é na UFRPE - que, no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ficou com nota de corte de 705,86.

Salário

Segundo pesquisa do site Salário.com com dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, um médico veterinário ganha em média R$ 3.894,14 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 39 horas semanais. Entre agosto de 2020 a julho de 2021, havia um total de 5.280 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas.

Importante lembrar que esse honorário não contém adicionais salariais de nenhum tipo, como bônus, comissões, insalubridade, periculosidade, acúmulo de função ou hora intervalar. 

O perfil profissional mais recorrente no Brasil é o de mulheres com 25 anos, formação superior em Medicina Veterinária, que trabalham 44h semanais em empresas do segmento de atividades veterinárias. Já a cidade com mais ocorrências de contratações e, por consequência, mais vagas de emprego para Medico Veterinário é São Paulo (SP).

Áreas de atuação

O trabalho dos veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia: eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios para análise de solo, para análise da água e domissanitários – ou seja, saneantes destinados ao uso domiciliar -; realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal; entre outros, pontua o CFMV.

No caso da saúde pública, por exemplo, a categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, conhecido como NASF. Isso significa que, desde então, os Médicos Veterinários têm a chancela do Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.

É o Médico Veterinário, por exemplo, quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. É também ele quem trabalha na prevenção, no controle e no diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses; é o caso da raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras.

São diversas as áreas de atuação dos Médicos Veterinários. Abaixo, algumas delas:

Conhece alguma história curiosa sobre animais de estimação e quer vê-la publicada na Meu Pet? Envie sua sugestão para kgonzaga@jc.com.br

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS