Com a verticalização dos espaços urbanos e a popularização dos apartamentos com poucos metros quadrados, a preferência por cachorros de menor porte têm aumentado entre as pessoas que desejam ter um pet.
Porém, nem toda raça de cão pequeno é ideal para o convívio interno em lugares com pouco espaço, aquelas selecionadas para caça e pastoreio, por exemplo, são muito ativas e precisam gastar bastante energia para não se tornarem destruidoras ou agressivas.
Confira uma lista dos cães pequenos e de personalidade mais calma que são ideais para apartamentos ou casas pequenas.
Shih-tzu
Essa raça possui um temperamento muito dócil e brincalhão. São bastante ligados aos tutores e adoram um bom colo e muito carinho. Normalmente não apresentam comportamento destruidor nem uma grande exigência por exercícios.
Entretanto, costumam latir para a presença de estranhos ou sons desconhecidos, o que pode trazer incômodo para quem mora em apartamentos e não deseja receber reclamações de vizinhos. O ideal é socializar o pet com outras pessoas desde cedo.
Lulu da Pomerânia
O Spitz Alemão Anão, como também é conhecido, é dono de um temperamento bastante sossegado, mas não dispensa brincadeiras, passeios e corridas.
Além da exigência por atividades físicas, o Lulu da Pomerânia é um cachorro extremamente inteligente e precisa receber estímulos cognitivos com frequência.
Maltês
Originário da Ilha de Malta, onde acredita-se que teria servido como um excelente caçador de ratos em navios, o Maltês é um cãozinho energético e adaptável. Ele precisa realizar brincadeiras, passeios e socialização frequente. Mas, pode facilmente se adaptar ao ritmo do seu tutor.