A Nepeta Cataria, ou Catnip, é uma planta aromática pertencente à família da menta e da hortelã que faz um enorme sucesso entre os gatos. A erva é famosa por seus efeitos imediatos nos felinos, porém, muitos tutores ainda ficam inseguros na hora de oferecer esse petisco natural para os seus companheiros de bigodes.
Quais são os efeitos da Catnip?
A planta pode ser consumida de duas maneiras: ingerida ou inalada. Quando o gatinho come a erva é comum que ele fique relaxado e mais calmo. Já quando ele cheira a plantinha, o bulbo olfatório é estimulado junto com a amígdala e o hipotálamo. Esses órgãos respondem diretamente pela emoção e reação do animal e o gato pode ficar eufórico e mais energético.
Esses sentimentos são causados pela Nepetalactone, uma substância natural presente na Catnip que faz muito bem ao organismo dos bichinhos. Entretanto, a duração dos efeitos é curta e normalmente vão embora depois de 10 minutos.
O gato pode ficar dependente da erva?
A Catnip não causa dependência. Porém, é possível que o organismo do felino se habitue à erva, caso o consumo seja frequente, assim ela pode parar de fazer efeito.
Mesmo sem oferecer riscos à saúde do animal, é interessante manter visitas regulares com o veterinário, para saber possíveis efeitos específicos no bichinho, sejam eles positivos ou negativos.
Existem contraindicações?
A ervinha não causa nenhum tipo de dano à saúde dos gatinhos, portanto, não existem contraindicações. Porém, é importante observar a reação do pet, pois alguns podem ficar extremamente eufóricos ou, até mesmo, agressivos.