Como pode uma coisinha tão pequena incomodar tanto? As pulgas não só causam incômodo aos gatos, como também podem aterrorizar a vida dos tutores. Nos pets, o parasita causa coceiras, estresse, desconfortos e até problemas de pele em casos graves. Nos tutores, muita dor de cabeça. Mas como tirar pulga de gato?
Além de infectar os gatos, as pulgas também podem infestar casas e outros ambientes. Por isso, uma pequena visita indesejada pode se tornar um grande problema.
Tirar pulga de gato nem sempre é uma missão fácil. Os felinos podem ser ariscos e arranhar o tutor por acidente. Então, o ideal é levá-lo ao veterinário.
Há também quem prefira usar medicamentos para o problema, como os antipulgas. Mas nem sempre esse método é o mais indicado, principalmente quando se trata de um gato filhote.
Como tirar pulga em gato filhote?
Os filhotes de gato precisam de cuidados reforçados quando o problema é a famosa pulga. Nessa fase da vida, eles são mais sensíveis a reações, e anemias que podem ser causadas pelas pulgas põem o filhotinho entre a vida e a morte.
Inclusive, alguns medicamentos são proibidos para os gatinhos. Por isso, é importante recorrer a um veterinário de confiança. O especialista vai saber como se livrar dos parasitas indesejáveis sem prejudicar a saúde do filhotinho.
Confira algumas dicas de como tirar pulga de gato:
Banhos com água morna e sabão
Apesar dos felinos serem conhecidos por não gostarem de banho, a água morna com sabão é uma forte aliada na missão de tirar pulgas de gato.
O tutor vai colocar o gatinho em um recipiente com água morna e sabão e, em seguida, massagear bem e enxaguá-lo. É preciso ter cuidado com os olhos e ouvidos. Ainda no banho, o tutor deve passar um pente especial para pulgas no felino.
Pipeta
Essa estratégia é indicada tanto para filhotes, quanto para gatos adultos. Pipeta é um líquido colocado na nuca do pet, onde ele não consegue ter contato. A pele do gato absorve o produto e elimina as pulgas.
Esse método não deve ser utilizado sem o consentimento do veterinário. O especialista precisa ser consultado antes para indicar o melhor tratamento de acordo com a situação do pet.
Como tirar pulgas da casa?
Se acabar com as pulgas de um gato já é uma missão que dá dor de cabeça, imagine tirar os parasitas do gato e ainda ter que se livrar das pulgas de casa?
O trabalho pode ser cansativo, mas é necessário para evitar o desconforto do gato e do tutor. As dicas são:
- Varrer ou aspirar o chão com frequência;
- Utilizar produtos como butox, mas sempre longe dos pets;
- Lavar todos os acessórios do seu bichinho;
- Higienizar a cama, os brinquedos, os comedouros e todos os acessórios que o pet tenha acesso.
Manter a limpeza periódica é uma forma de tentar evitar surpresas desagradáveis com esses parasitas. Assim, o tutor pode assegurar que o ambiente e seu pet fiquem livres das pulgas durante um bom tempo.