POR ROBERTA SOARES, DA COLUNA MOBILIDADE
Com uma redução das viagens que chegou a 90% no Brasil, as empresas que oferecem transporte por aplicativo começam a anunciar inovações no processo de higienização dos veículos utilizados pelos motoristas-parceiros e, assim, tentam melhorar a imagem do serviço em tempos de medo da contaminação pelo coronavírus. Agora, é a empresa 99 quem traz para algumas cidades brasileiras - entre elas o Recife - uma técnica inovadora que tem sido usada na Espanha para desinfectar os carros e evitar a covid-19: a FIP ® (Fog in Place), tecnologia usada na desinfecção de ambientes como hospitais, hotéis, escritórios e bancos.
O projeto, inédito no Brasil, chegou ao Recife nesta quarta-feira (6/5), com a meta de atender cerca de 300 carros por dia. A ação é gratuita e estará acontecendo no Shopping Recife, em Boa Viagem, Zona Sul da capital, de segunda a sábado, das 8h às 17h. É válida para a categoria 99Pop e, para se inscrever, basta seguir o passo a passo enviado aos motoristas parceiros pelo aplicativo da 99.
O processo de higienização dura poucos minutos. O produto, que não é tóxico, é fragmentado em bilhões de nano partículas gerando uma névoa que atinge 100% do ambiente. Logo após a aplicação, o motorista já pode voltar a usar o seu carro. A desinfecção dura 72 horas e, assim, a 99 espera que os passageiros se sintam mais seguros para fazer corridas pelo aplicativo, minimizando os impactos econômicos para os motoristas.
A tecnologia foi desenvolvida pela startup brasileira Aurratech e garante o contato do produto desinfetante com todas as superfícies internas do veículo. É utilizado o desinfetante validado pela Anvisa Peroxy 4D, produto feito pela Spartan, empresa americana de produtos químicos especializada em desinfecção e limpeza, com sede no Brasil. Até agora, mais de 23 mil carros passaram pelo procedimento em outras cidades brasileiras e os planos são de expansão para outras localidades ainda em maio.
LEIA MAIS CONTEÚDO NA COLUNA MOBILIDADE www.jc.com.br/mobilidade