COLUNA MOBILIDADE

Dia do Ciclista: aumentam casos de atropelamentos no País. Em Pernambuco, cresceram 37%

Os dados avaliados pela Abramet mostram a evolução dos sinistros graves com ciclistas em todo o Brasil, com um mapeamento por região, estado e município

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 19/08/2021 às 16:32 | Atualizado em 23/05/2022 às 15:40
Notícia
X

Um dos atores mais frágeis do trânsito - ficando atrás apenas dos pedestres -, os ciclistas estão ainda mais vulneráveis com a pandemia de covid-19. Análise da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) revelou que houve um aumento relevante no registro de atropelamentos de ciclistas no País numa comparação entre os cinco primeiros meses de 2021 e o mesmo período de 2020. Aumentou em 30%. Em Pernambuco, esse crescimento foi ainda maior: 37%, mas bem menor que muitos outros estados brasileiros.

Não é mais acidente de trânsito. Agora, a definição é outra nas ruas, avenidas e estradas do Brasil

Um ousado plano para a bicicleta no Recife

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Em Pernambuco, esse crescimento foi ainda maior: 37%, mas bem menor que muitos outros estados brasileiros - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Pelo levantamento, em janeiro de 2020 foram registrados 1.100 sinistros de trânsito (não é mais acidente que se define. Entenda a razão) graves com ciclistas, contra 1.451 em janeiro de 2021, mês com o mais alto nível de sinistros computados no período estudado. Os dados mostram uma oscilação suave nas ocorrências, que mantiveram média de registro de 1.185 casos mensais nos últimos dois anos. O estudo da Abramet teve como base os dados oficiais do Datasus, do Ministério da Saúde.

Os dados avaliados pela Abramet mostram a evolução dos sinistros graves com ciclistas em todo o Brasil, com um mapeamento por região, estado e município. Com destaque para o crescimento no registro de sinistros no estado de Goiás: em 2021, houve um aumento de 240% em relação a 2020, com 406 casos a mais. Em Pernambuco, foram 80 registros nos cinco meses.

DIVULGAÇÃO
Levantamento da Abramet sobre sinistros com ciclistas no Brasil - DIVULGAÇÃO

Merecem destaque, ainda, os estados em que a incidência de sinistros graves acumulou crescimento de 100% ou mais, como Rondônia (113%) e Sergipe (100%). Entre os municípios, o estudo identifica panorama preocupante nas capitais, especialmente Belo Horizonte, Goiânia e Fortaleza - esta última ampliou bem a malha cicloviária da cidade, chegando a 350 km de infraestrutura, o que estimula mais pessoas a pedalar.

DIVULGAÇÃO
Levantamento da Abramet sobre sinistros com ciclistas no Brasil - DIVULGAÇÃO

Confira os dados completos aqui

“O levantamento demonstra a importância de termos atenção e iniciativas focadas nesse público. O uso da bicicleta cresceu no Brasil e exige uma abordagem de prevenção ao sinistro”, avalia Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet. O mapeamento preparado pela Abramet avaliou, ainda, o perfil dos ciclistas envolvidos em sinistros graves: praticamente 80% eram homens com faixa etária predominante entre 20 e 59 anos – que corresponde a 60% dos casos.

DIVULGAÇÃO
Levantamento da Abramet sobre sinistros com ciclistas no Brasil - DIVULGAÇÃO

Tags

Autor