A Uber e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deram as mãos para promover a integração entre os dois serviços e facilitar a vida dos passageiros. A parceria já tinha sido feita, antes da pandemia, com o Metrô de São Paulo e representa, na prática, a adoção do conceito MaaS - Mobility is a service, ou a mobilidade vista como um serviço e, não apenas, um simples deslocamento. O convênio firmado entre as duas instituições - que operam o transporte individual e o transporte público sobre trilhos - foi publicado no Diário Oficial da terça-feira (1/2) e autoriza o uso de baias nas estações da CPTM para embarque e desembarque dos passageiros. Assim, o transbordo do passageiro entre o trem e o carro fica mais fácil.
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A expectativa é que essas parcerias estimulem o uso dos dois serviços porque reduz o custo - principalmente do Uber -, a espera e o tempo das viagens. O convênio com o Metrô de São Paulo permite ao usuário escolher rotas do transporte público pelo aplicativo da Uber. A multinacional tem planos para integrar as tarifas - avançando ainda mais no conceito MaaS, mas ainda não há uma data certa para implementação.
PONTOS VIRTUAIS
Na primeira fase do projeto, a criação dos pontos virtuais, semelhante aos existentes em locais como shoppings e aeroportos, foi realizada em 10 estações de cinco linhas da CPTM:
- Estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi;
- Estações Brás e Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa;
- Estações Guaianases e Suzano, da Linha 11-Coral;
- Estações Itaim Paulista e Jardim Romano, da Linha 12-Safira;
- Estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade;
A parceria também contempla as estações Osasco e Jardim Silveira, da Linha 8-Diamante; e Santo Amaro e Primavera-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda. A proposta é ampliar os pontos virtuais para as demais estações da CPTM.
COMO FUNCIONA
O sistema funciona da seguinte forma: ao abrir o aplicativo da Uber em uma estação, o passageiro é direcionado pela própria plataforma para locais específicos, facilitando o encontro com o motorista parceiro para o início da viagem. Esses pontos virtuais ficam em locais onde já existem baias para veículos, próximos aos acessos das estações. A ideia é que outros serviços de aplicativos participem da parceria também.
O diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, Eduardo Jorge da Cunha Caldas Pereira, afirmou que a parceria está alinhada à estratégia de atuação da companhia, baseada em proporcionar a melhor experiência ao passageiro. “A proposta é promover a mobilidade e a integração modal garantindo facilidade, rapidez e segurança nos deslocamentos dos nossos passageiros. As parcerias com os diversos agentes que fazem transporte de passageiros individual ou coletivo ajudam a melhorar o ir e vir dos cidadãos”, reforçou.
“A Uber é um complemento ao transporte público, principalmente no começo ou final dos percursos. Acreditamos que parcerias como essa, além de facilitar a vida dos usuários, contribuem com o planejamento e melhoria da mobilidade no entorno das estações", afirmou Ricardo Leite Ribeiro, diretor de políticas públicas da Uber no Brasil.
PARCERIA COM O METRÔ DE SÃO PAULO
O governo do Estado de São Paulo deixou de lado o medo comum ao setor de transporte público e aceitou entrar como parceiro da Uber na oferta de mais tecnologia e, consequentemente, opções de escolha aos passageiros da região metropolitana paulista. Tendo a Secretaria Metropolitana de Transportes como parceira, a Uber lançou um novo recurso no aplicativo que integra os transportes público e privado na Grande São Paulo. O serviço, chamado de Uber Transit, disponibiliza desde novembro de 2019 informações sobre linhas de metrô, trens e ônibus direto no aplicativo da Uber. Assim, permite que o usuário compare as opções de modais e planeje viagens completas ou parciais mesclando ou não o transporte privado com o transporte público. Tudo isso recebendo instruções passo a passo e itinerários em tempo real fornecidos pela empresa de tecnologia.