COLUNA MOBILIDADE

Máscaras no transporte público do Grande Recife: confira as novas regras

Governo de Pernambuco fez novo anúncio nesta terça-feira (19/4)

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 19/04/2022 às 11:58 | Atualizado em 19/04/2022 às 13:48
Notícia
X

Embora o governo de Pernambuco tenha liberado o uso de máscaras nos ambientes fechados, a exigência segue valendo no transporte público. Isso significa que o equipamento segue obrigatório nos ônibus e metrô da Região Metropolitana do Recife e de todo o Estado.

Ou seja, no transporte público metropolitano e também no intermunicipal, sistema que conecta a capital com os municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucanos. Embora seja um sistema federal, a regra é a mesma para o Metrô do Recife.

Os terminais integrados, entretanto, terão o uso obrigatório liberado. O Grande Recife tem 26 TIs, por onde circulam, em média, 70% dos passageiros do sistema.

A medida passa a valer a partir desta quarta-feira (20).

 

O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara no fim da manhã desta terça-feira (19/4). O fim da obrigatoriedade foi embasado nos números da semana epidemiológica 15, encerrada no último sábado (16), que teria confirmado a queda de todos os indicadores da pandemia.

“Também na semana passada atingimos o patamar de 80% da população vacinada com duas doses ou dose única, e mais de 80% dos maiores de 60 anos de idade havia tomado a dose de reforço. Esses números nos dão condições de avançar mais um passo no nosso Plano de Convivência com a Covid”, explicou Paulo Câmara.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Motoristas e passageiros - e as poucas linhas que ainda têm cobradors - devem seguir usando as máscaras no Grande Recife. Nos TIs está liberado - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Onde a máscara segue obrigatória em Pernambuco:

Transporte público (como ônibus e metrô)

Locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais, laboratórios e consultório

Escolas

* Nos Terminais Integrados o uso será liberado

Tags

Autor